A Cerimônia de Abertura representa o início oficial da celebração dos Jogos Olímpicos. Recentemente, entretanto, a competição tem começado antes da cerimônia de abertura. Desde Barcelona 1992 (excetuando Atlanta 1996), os torneios de Futebol tem começado antes da abertura, devido ao numero equipes. De acordo com a Carta Olímpica, vários elementos são obrigatórios na cerimônia. A maioria desses rituais foram "canonizados" nos Jogos da Antuérpia, em 1920.
A visão inicial de Coubertin dos Jogos Modernos era composta de feitos atléticos e eventos artísticos. Como os Jogos Olímpicos modernos evoluiram em uma celebração do esporte, é na cerimônia de abertura que pode ser visto o sonho idealizado do Barão de Coubertin. A Cerimônia normalmente começa com o hasteamento da bandeira do país sede e a execução do hino nacional. O país sede então faz apresentações de musica, canto, dança e uma representação teatral de sua cultura, história e do lema dos Jogos.
A parte mais tradicional dos Jogos é a Parada das Nações, onde os atletas desfilam no estádio, país por país. Não é obrigatório para os atletas tomarem parte da cerimônia, devido a proximidade dela dos primeiros eventos dos jogos. Muitos desses atletas não vão a cerimônia de abertura.
Cada delegação é liderada por um voluntário segurando uma placa com um nome do país e um atleta segurando a bandeira da nação. Desde os Jogos de 1928, a Grécia entra abrindo o desfile, devido a ser ao país de origem dos Jogos Olímpicos, enquanto a delegação do país sede entra por último.
Todos os demais países desfilam após a Grécia e antes do país sede, na ordem alfabética de acordo com a língua escolhida pelo comitê organizador do país sede, normalmente, a língua dominante na área da cidade sede. Os nomes dos paises são anunciados em Francês, Inglês e na língua dominante do país, caso não seja nem Inglês ou Francês. Em 1992, devido a sensibilidade política, nem o Catalão, nem o Espanhol foram utilizados, e sim, o Francês e em 2008, a ordem foi de acordo com o numero de traços do nome do país em mandarim.
Após todas as nações terem adentrado ao estádio, o presidente o comitê organizador faz seu discurso, seguido do presidente do COI e finalmente, o representante do país sede declara abertos os Jogos Olímpicos. A Carta Olímpica requer que o chefe de estado abra os Jogos.
Em seguida, a bandeira Olímpica é carregada horizontalmente para dentro do estádio e é hasteada ao som do Hino Olímpico. A Carta Olímpica diz que a bandeira deve ficar hasteada durantes todos os Jogos em um lugar importante do Estádio Olímpico.
Todos os porta-bandeiras se juntam em forma de um circulo, quando um atleta e um juiz fazem o Juramento Olímpico e finalmente, a Tocha adentra ao estádio, passando por vários atletas do país sede até chegar atleta (geralmente muito conhecido) que irá acender a Pira Olímpica.
Pessoalmente, é o momento dos Jogos que eu mais aguardo. A cerimônia de abertura é como se um livro vivo sobre o país se abrisse perante os nossos olhos. Muitos não gostam e acham chata, mas pra mim, é a parte essencial da Olimpíada.
2 Comentários
Helloooo qual é a ordem que os países DESFILAM na abertura dos jogos olimpicos
ResponderExcluirÉ PARA UM TRABALHO URGENTE ENTÃO PELAMORDEDEUS APURA AI PRA APROVA ISSO AÍ LOGO!HEIN!!!!!!
ResponderExcluir