Últimas Notícias

Surto História - O "Fosbury Flop" e o dia que revolucionou o Salto em Altura nos Jogos de 1968


Richard (Dick) Fosbury (USA), começou a experimentar o novo método de Salto em Altura quando tinha 16 anos. Já que não conseguia se adaptar ao estilo convencional (conhecido como estilo tesoura), ele teve que criar um novo estilo de salto: o "Fosbury Flop" (Estilo Fosbury).

O Fosbury Flop consiste em chegar correndo em grande velocidade até a barra e "decolar" com o pé esquerdo, passando a barra primeiramente com a cabeça virada para cima, seguida do salto de costas.

A estreia internacional do Salto não podia ter sido em melhor palco: os Jogos Olímpicos de 1968, na Cidade do México. Quando Fosbury executou o salto pela primeira vez, os treinadores ficaram incrédulos com o que viam, assim como o público nas arquibancadas.

Na competição, Fosbury passou em todas as alturas chegando até 2,22 sem nenhum erro. Quando então, após dois erros, deu o salto que valeu o ouro Olímpico, em 2,24m. A prata ficou com Edward Caruthers (USA) e o bronze foi para Valentin Gavrilov (URS).

Atualmente Fosbury, aos 67 anos, está concorrendo a uma vaga na Casa dos Representantes do estado americano do Idaho, representando o Partido Democrata.

Abaixo segue o vídeo do salto que mudou o estilo da modalidade para sempre:


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar