Últimas Notícias

As lendas do Pan - Don Quarrie


Um dos maiores nomes do atletismo nos anos 70 deixou sua marca nos Jogos Pan-Americanos. Seu nome era Donald 'Don' Quarrie, que é considerado o primeiro dos grandes velocistas que surgiriam na Jamaica.

Quarrie ainda não tinha experiência pan-americana até os Jogos em Cali 1971. Já havia inclusive tido chance de disputar os Jogos Olímpicos na Cidade do México três anos antes, mas uma lesão o impediu de realizar o sonho olímpico com apenas 17 anos de idade.

Sabendo do potencial de Quarrie, a Universidade do Nebraska, dos Estados Unidos o convidou a estudar e treinar no local. E isso o ajudou a crescer na carreira. Quarrie dominou os Jogos da Comunidade Britânica em 1970, conquistando ouro nos 100m, 200m e 4x100m.

No ano seguinte, era a vez dos Jogos Pan-Americanos, nos quais os EUA dominavam as competições de atletismo, com atletas de futuro promissor. Os atletas estadunidenses conquistaram quase todas as provas de pista no atletismo masculino. Apenas três delas tiveram vencedor diferente: todas tinham Don Quarrie como o detentor da vitória.

Nos 100m rasos, Quarrie bateu o recorde pan-americano com 10s29, e ainda teve o compatriota Lennox Miller junto no pódio; nos 200m rasos, Quarrie voou na pista, venceu a prova com tempo de 19s83 e igualou o recorde mundial do lendário Tommie Smith. Mas, oficialmente, o jamaicano ficou a três milésimos do então recorde mundial (19s86), sem conseguir quebrar a marca. Por outro lado, este é o recorde pan-americano mais antigo em vigência, nenhum atleta conseguiu alcançar a marca em 40 anos. A participação pan-americana de Don Quarrie terminou ajudando o revezamento 4x100m jamaicano que faturou a medalha dourada.

Nos Jogos Olímpicos, a maré de azar de Don Quarrie continuava: favorito nos 200m, o jamaicano sofreu um estiramento e ficou fora das semifinais, tendo que abandonar o restante da competição. 

O tão esperado ouro só viria quatro anos depois, em Montreal 1976, faturando os 200m e ainda levando a prata nos 100m rasos. Em Moscou 1980 e Los Angeles 1984, ele faturaria bronze nos 200m e prata no revezamento 4x100m, respectivamente.

Quarrie também recheou a carreira com o recorde mundial dos 200m rasos, no ano de 1975, quando superou Tommie Smith pela tal diferença de três milésimos (19s80 contra 19s83), em Eugene (USA), um dos templos do atletismo mundial. Hoje o recorde é de um dos "descendentes" de Don, o também lendário Usain Bolt, 0s61 à frente (19s19).

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar