Últimas Notícias

As Lendas do Pan - Joanne Malar


A nadadora canadense Joanne Malar é a atleta feminina que mais medalhas faturou em Jogos Pan-Americanos, com 19 medalhas conquistadas entre 1991 e 2003.

Em 1991, nos Jogos em Havana, Joanne tinha apenas 15 anos. Ela medalhou em todas as provas que disputou, mas não subiu ao topo do pódio em nenhuma - foram 4 pratas e um bronze, disputando contra as adversárias dos Estados Unidos. Entretanto, deixou boa impressão nadando provas de vários estilos.

A Rainha dos Quatro Estilos abriu a contagem de títulos pan-americanos em 1995, no Pan em Mar del Plata, conuqistando os títulos dos 200m e 400m medley. Joanne esteve presente em três revezamentos, que acabaram ficando com a prata em todas as provas e ainda faturou o bronze nos 200m borboleta.

Em casa, Joanne Malar queria fazer bonito, e não deu outra: mais dois ouros nos 200m e 400m medley. E finalmente um ouro veio em revezamento: 4x200m livre. 100% de aproveitamento da atleta. E o Canadá conseguiu em casa superar a natação dos EUA no quadro de medalhas.

A despedida pan-americana veio em Santo Domingo 2003, e ela conquistou o tri nos 200m medley. Já nos 400m medley, a medalha escapou; numa prova que teve a presença da então jovem promessa da natação brasileira Joanne Maranhão levando prata, Malar ficou na 4ª colocação. De volta aos revezamentos livres, mais uma prata (4x100m) e um bronze (4x200m) e a prata nos 4x100 medley.

Malar se retirou das piscinas aos 30 anos e, embora não tenha conquistado medalha olímpica ou nos mundiais de piscina longa, é uma nadadora conceituada em seu país, com um currículo de cerca de 30 títulos nacionais e mais de 70 medalhas em vários eventos internacionais.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar