Últimas Notícias

As Mascotes Olímpicas: Cobi

                                                                   
COBI - BARCELONA 1992


Para escolher a mascote dos Jogos de Barcelona os organizadores realizaram um concurso com seis desenhistas: Fernando Amat, Angel Beaumont, Francesc Capdevila, Javier Mariscal, Francesc Petit e Pere Torrent "Peret". O mesmo juri que escolheu o emblema Olímpico examinou as diferentes propostas para a mascote.

Em 29 de Janeiro de 1988 foi escolhida a mascote criada por Javier Mariscal, que consistia na imagem de um humano com cara de cachorro da raça pastor catalão, com braços abertos, desenhado de uma forma que ele parece ser um personagem de forma "achatada", nada lembrando o estilo "Disney" de seus antecessores. Mariscal se inspirou na interpretação de Picasso da obra 'Las Meninas" de Velásquez para criar o mascote.

Para fazer a mascote mais aceitável ao público, os traços do personagem foram suavizados. Uma vez terminada a mascote, foi hora de batizá-la. O nome escolhido foi Cobi, que lembrava o nome do Comitê Organizador dos Jogos (COOB), fácil de ser lembrado e pronunciado nas mais diversas línguas.

A forma da mascote foi gradualmente modificada até a sua definitiva apresentação ao público como o segundo símbolo dos Jogos de 1992. Cobi foi um sucesso de vendas, com diversos produtos dele sendo vendidos em larga escala. O mascote, inclusive, teve uma série de desenho animado, que no Brasil foi chamado de 'Cobi e sua turma' e passou na TV Cultura. Cobi acabou sendo, junto com Misha, um dos mascotes mais populares da história dos Jogos Olímpicos.

Abaixo segue a abertura da sua série animada:

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar