As provas da natação nos Jogos Olímpicos de 2016 aconteceram na primeira semana das Olimpíadas, entre os dias 6 e 13 de agosto no Estádio Aquático Olímpico. Na segunda parte da retrospectiva da natação, o Surto fala das provas de nado peito e borboleta, além das modalidades medley. O norte-americano Michael Phelps, em quarta sua olímpiada, faturou cinco medalhas de ouro e uma de prata, tendo agora no total incríveis vinte e oito medalhas olímpicas, sendo vinte e três douradas. A ‘dama de ferro’ Katinka Hosszu, da Hungria, também teve destaque no Rio, faturando três ouros e uma prata.
100 Metros Peito Masculino
100 Metros Peito Masculino







A prova dos 100 metros peito viu o britânico Adam Peaty fazer um novo recorde mundial e olímpico, marcando 57.13 e assim levando o ouro para a casa. Cameron van der Burgh, campeão de 2012, dessa vez ficou com a prata, já o norte-americano Cody Miller ficou com o bronze. Os brasileiros João Gomes Júnior e Felipe França terminaram em 5º e 7º, respectivamente.
200 Metros Peito Masculino







O atleta do Cazaquistão Dmitriy Balandin surpreendeu a todos e se tornou o primeiro medalhista de ouro da história da natação de seu país. Nadando na raia 8, Balandin fez 2:07.46 e assim pode comemorar sua medalha dourada. A prata ficou com Josh Prenot, dos Estados Unidos, e o bronze com Anton Chupkov, da Rússia. Tales Cerdeira e Thiago Simon ficaram na primeira eliminatória.
100 Metros Borboleta Masculino









A prova dos 100 metros borboleta viu o atleta de Cingapura Joseph Schooling desbancar os favoritos, incluindo o mito Michael Phelps, e levar o primeiro ouro da história olímpica de seu país com 50.39 na final, recorde olímpico. Foi a única prova que Phelps disputou no Rio e não levou o ouro, termimando em segundo lugar, fazendo o mesmo tempo de Chad le Clos e László Cseh, com os três ficando com a medalha de prata. Henrique Martins e Marcos Macedo não conseguiram passar para a semifinal.
200 Metros Borboleta Masculino







Já nos 200 metros borboleta, Michael Phelps aplicou a revanche de quatro anos atrás em cima do sul-africano Chad les Clos e levou o ouro com 1:53.36. A prata ficou com Masato Sakai, e o bronze com Tamás Kenderesi. Les Clos terminou em quarto. Leonardo de Deus e Kaio Marcio ficaram nas semifinais.
200 Metros Medley Masculino







A prova dos 200 metros medley masculino viu Phelps ser quatro vezes campeão olímpico seguido. Com 1:54.66, ele não deu chances para os seus concorrentes na final, com o japonês Kosuke Hagino levando a prata e o chinês Wng Shun levando o bronze. Thiago Pereira chegou à final, onde terminou em 7º, já Henrique Rodrigues parou na semifinal.
400 Metros Medley Masculino







O Japão conquistou sua primeira medalha de ouro na história olímpica dessa prova, com Kosuke Hagino fazendo 4:06.05 na final. Chase Kalisz, dos Estados Unidos terminou com a prata, já Daiya Seto, também do Japão, ficou com o bronze. Brandonn Almeida não conseguiu passar para a final.
Revezamento 4x100 Metros Medley Masculino







O quarteto norte-americano formado por Ryan Murphy, Cody Miller, Michael Phelps e Nathan Adrian levou o ouro na final do revezamento quatro estilos com o tempo de 3:27.95. Em quinze edições da prova, os Estados Unidos só não levaram uma, em 1980. Prata para a Grã-Bretanha e bronze para a Austrália. Os brasileiros terminaram em 6º na final.
100 Metros Peito Feminino






A nadadora norte-americana Lilly King estabeleceu novo recorde olímpico ao anotar na final a marca 1:04.93. A medalhista de prata nessa prova, a russa Yuliya Efimova, que participou dos Jogos após ter seu recurso deferido por conta do doping sistemático russo, foi vaiada pela torcida que estava presente no Estádio Olímpico Aquático. O bronze foi para a também norte-americana Katie Meili.
200 Metros Peito Feminino






A japonesa Rie Kaneto levou a melhor na final com o tempo de 2:20.30. Efimova levou outra medalha de prata no Rio para casa, já o bronze ficou com a chinesa Shi Jinglin. Nenhuma norte-americana participou da final, fato que não acontecia desde a olimpíada de 1992,
100 Metros Borboleta Feminino







200 Metros Borboleta Feminino






Após a prata nessa prova em Londres 2012, dessa vez a espanhola Mireia Belmonte ficou com o ouro, fazendo 2:04.85 na final. Madeline Groves, da Austrália terminou com a prata, e Natsumi Hoshi, do Japão, com o bronze.
200 Metros Medley Feminino







Katinka Hosszu bateu o recorde mundial e olímpico da prova e levou o ouro nos 200 metros medley feminino com 2:06.58, prova que ela liderou desde o início. Siobhan-Marie O'Connor da Grã-Bretanha levou a prata, já Maya DiRado dos Estados Unidos ficou com o bronze. A brasileira Joanna Maranhão ficou na primeira eliminatória.
400 Metros Medley Feminino







A dama de ferro húngara fez a dobradinha nas provas individuais do medley e com o tempo de 4:26.36, novo recorde mundial, levou outro ouro pra casa. A norte-americana Maya DiRado terminou com a prata e a espanhola Mireia Belmonte com o bronze. Joanna Maranhão não conseguiu ir para a final.
Revezamento 4x100 Metros Medley Feminino







Kathleen Baker, Lilly King, Dana Vollmer e Simone Manuel foram as responsáveis em dar o ouro nesta prova para os Estados Unidos com o tempo de 3:53.13 na final. As australianas ficaram com a prata, já o bronze ficou nas mãos das dinamarquesas, um centésimo atrás da Austrália. As brasileiras não conseguiram passar para a final.
Foto: Lazlo Balogh/ Reuters
0 Comentários