Período - 26/01 a 05/02/1956
Nações - 32
Atletas - 821
Esportes - 8
Eventos - 24
Em 1956, a Itália recebeu sua primeira chance de sediar uma Olimpíada de Inverno. A cidade escolhida foi Cortina D'Ampezzo, um resort ao norte da Itália. Eles sediariam a edição de 1944 da competição, porém, a Segunda Guerra Mundial atrapalhou os planos, adiados 12 anos. A cidade bateu a canadense Montreal, e as norte-americanas Colorado Springs e Lake Placid na concorrência.
24 eventos foram disputados em Cortina, divididos em oito esportes: Bobsled, Combinado Nórdico, Esqui Alpino, Esqui Cross-Country, Hóquei no Gelo, Patinações Artística e em Velocidade, e os Saltos em Esqui.
Na mesma competição, a estreante União Soviética dava as primeiras mostras de que seria a grande força olímpica de inverno, com os investimentos em esporte começando a dar resultados justamente em tempos de Guerra Fria com os Estados Unidos. Bolívia e Irã também estreavam em jogos de Inverno. As Alemanhas ocidental e oriental competiram juntas sob o nome de Equipe alemã Unida.
Os soviéticos terminaram a competição na liderança do quadro de medalhas, com 7 ouros, 3 pratas e 6 bronzes, 16 no total. A Áustria terminou em 2° lugar, com 4 ouros, 3 pratas e 4 bronzes; e a Finlândia em 3°, com 3 ouros, 3 pratas e 1 bronze. A Noruega, até então soberana nos quadros de medalha decepcionou, terminando apenas em 7° lugar, com 2 ouros, 1 prata e 1 bronze; e a Itália, país-sede, com o 8° lugar, 1 ouro e 2 pratas.
Confira o quadro completo de medalhas, logo abaixo:
Fonte: Wikipédia
FATOS:
- Por ser uma cidade de apenas 7000 habitantes, não existiu uma vila olímpica em Cortina D'Ampezzo. os atletas se hospedaram na casa dos locais e nos hotéis da cidade
- O austríaco Toni Sailer se tornou o primeiro esquiador alpino a ganhar três medalhas de ouro olímpicas. Ele começou vencendo o slalom gigante por 6s2 de diferença, a maior margem de vitória na história olímpica. Depois venceu o slalom, registrando o melhor tempo em ambas as descidas, e o downhill.
- O juramento olímpico foi feito por uma atleta do sexo feminino pela primeira vez. A honra foi dada a esquiadora italiana Giuliana Chenal-Minuzzo, medalhista de bronze no downhill em Oslo-1952.
- Pavel Kolchin, da União Soviética, se tornou o primeiro não-escandinavo a ganhar uma medalha no esqui cross country.
- Madeleine Berthod, da Suíça, comemorou seu aniversário com ouro olímpico no downhill, por uma diferença de incríveis 4s7 para a medalhista de prata.
- Os EUA dominaram patinação artística: Tenley Albright faturou o ouro no feminino e Hayes Alan Jenkins levou o ouro no masculino.
- Na competição de saltos em esqui, a equipe finlandesa inaugurou um novo estilo aerodinâmico, que consistia em manter os braços encostados ao corpo, em vez dos braços sobre a cabeça, como se estivessem em posição de mergulho.
0 Comentários