
Período - 10 a 26/02/2006
Nações - 80
Atletas - 2508
Esportes - 15
Eventos - 84
Apenas duas candidaturas foram consideradas aptas à concorrer pela sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006: Sion (SUI) e Turim (ITA). Os italianos venceram a disputa, e o direito de sediar os Jogos, 50 anos depois da última vez que a Itália havia recebido a competição, em Cortina D'Ampezzo.
Com uma população de mais de 900 mil habitantes, Turim tornou-se a maior cidade a sediar os Jogos Olímpicos de Inverno. Um recorde de 2.508 atletas de 80 Comitês Olímpicos Nacionais competiram e 26 países receberam medalhas em casa, outro recorde.
A delegação brasileira levou um atleta a mais em relação a Salt Lake City, superando o recorde do número de atletas brasileiros em Olimpíadas de Inverno. Um quarteto do bobsled (Ricardo Raschini, Claudinei Quirino, Márcio Silva e Edson Bindilatti), dois do esqui alpino (Mirella Arnhold e Nikolai Hentsch), dois do esqui cross-country (Hélio Freitas e Jaqueline Mourão) e uma no snowboard (Isabel Clark). Isabel foi a responsável pelo principal resultado do Brasil em Olimpíadas de Inverno, o 9° lugar geral no Snowboard Cross.
A Alemanha conquistou a primeira posição do quadro de medalhas olímpico, com 11 ouros, 12 pratas e 6 bronzes, 29 no total. Os Estados Unidos ficaram com a vice-liderança, enquanto a Áustria terminou no 3° lugar. Chamou a atenção a queda da Noruega: de campeã em Salt Lake City, ao 13° lugar em Turim (13 ouros em 2002, contra apenas 2 em 2006).
FATOS:
- Três atletas empataram no quadro de medalhas individual: o biatleta alemão Michael Greis e os patinadores de velocidade sul-coreanos Ahn Hyun Soo e Jin Sun-Yu.
-Com a internet mais acessível no mundo, o site torino2006.org teve 700 milhões de visualizações durante os jogos
- Albânia, Madagáscar e Etiópia foram todos representados pela primeira vez.
- Claudia Pechstein, da Alemanha, tornou-se a primeira patinadora de velocidade a ganhar nove medalhas olímpicas na carreira.
- Quando a canadense Sara Renner quebrou uma de suas barras pelo Sprint por equipes no esqui cross-country, o treinador norueguês Bjornar Hakensmoen emprestou-lhe uma (ainda que 12 centímetros maior do que a outra barra). Este ato de espírito esportivo permitiu que Renner ajudasse o time canadense a conquistar a prata, enquanto o time da Noruega não medalhou.
- O também canadense Duff Gibson tornou-se o mais velho atleta a conquistar ouro olímpico nos Jogos de Inverno. Ele tinha 39 anos e 190 dias quando conquistou a vitória no skeleton.
- A Áustria conseguiu uma trifeta em Turim, no Slalom (esqui alpino): Benjamin Reich, Reinfried Herbst e Reiner Schoenfelder, ouro, prata e bronze, respectivamente.
Confira o quadro completo de medalhas, logo abaixo:
0 Comentários