Entre os dias 30 de setembro e 6 de outubro a cidade belga de Antuérpia será sede do Mundial de Ginástica Artística 2013. A competição ocorre de forma anual com exceção dos anos olímpicos. O Mundial deste ano não contará com a prova por equipes, a exemplo do que ocorreu em Londres 2009.
Antuérpia 2013 é a primeira grande competição da ginástica brasileira desde o ouro de Arthur Zanetti nos Jogos Olímpicos de 2012, que marcou também a transição entre um Brasil forte no feminino para evidenciar os homens como destaques da delegação. Isto ficará ainda mais forte sem a presença de Jade Barbosa no Mundial, após sofrer uma lesão em agosto.
Com isso, as brasileiras na competição serão Daniele Hypolito e Leticia Costa, enquanto o masculino será representado por Arthur Mariano, Arthur Zanetti, Diego Hypolito, Francisco Barreto, Péricles da Silva e Sérgio Sasaki.
A única possibilidade real de medalhas para o Brasil é Arthur Zanetti, que afirmou estar em um nível muito parecido com o que estava em Londres 2012, quando conquistou a medalha de ouro nas argolas. Para a disputa do Mundial ele deverá apresentar um movimento novo de alto grau de dificuldade, que leva o nome de Zanetti. Outro fator positivo para o brasileiro é que o chinês Chen Yibing, de 28 anos e que possui quatro títulos mundiais no aparelho, não disputará o Mundial.
Do lado feminino, Daniele Hypólito volta ao país onde conquistou sua primeira medalha em Mundiais, a prata no solo em 2001. Desta vez ela também pode ser considerada uma zebra, afinal já passou de seu auge, mas ainda pode brigar por uma vaga na final da trave. Tanto Daniele quanto Letícia Costa disputarão as eliminatórias em todos os aparelhos.
No masculino Arthur Mariano e Sérgio Sasaki estão escalados para todas as provas, enquanto Arthur Zanetti se dedicará exclusivamente às argolas, Péricles da Silva ao cavalo com alças e Diego Hypólito ao solo e salto sobre a mesa.
Na disputa Mundial a China, desde 2006, terminou na primeira colocação no quadro de medalhas em todas as edições. Em 2011 os Estados Unidos até conseguiram empatar no número de ouros, ficaram atrás no número de pratas. Para 2013 a retirada do evento por equipes prejudicou os dois países, mas a China continua com uma base mais solida e é favorita para manter o domínio.
![]() |
Arthur Zanetti é a esperança brasileira de medalhas |
Confira o balanço dos eventos nos últimos anos:
MASCULINO
Individual geral
Atual campeão Mundial: Kōhei Uchimura (JAP)
Atual campeão Olímpico: Kōhei Uchimura (JAP)
Solo
Atual campeão Mundial: Kōhei Uchimura (JAP)
Atual campeão Olímpico: Zou Kai (CHN)
Cavalo com alças
Atual campeão Mundial: Krisztián Berki (HUN)
Atual campeão Olímpico: Krisztián Berki (HUN)
Argolas
Atual campeão Mundial: Chen Yibing (CHN)
Atual campeão Olímpico: Arthur Zanetti (BRA)
Salto sobre a mesa
Atual campeão Mundial: Yang Hak-Seon (KOR)
Atual campeão Olímpico: Yang Hak-Seon (KOR)
Barras paralelas
Atual campeão Mundial: Danell Leyva (EUA)
Atual campeão Olímpico: Feng Zhe (CHN)
Barra fixa
Atual campeão Mundial: Zou Kai (CHN)
Atual campeão Olímpico: Epke Zonderland (NED)
FEMININO
Individual geral
Atual campeão Mundial: Jordyn Wieber (EUA)
Atual campeão Olímpico: Gabby Douglas (EUA)
Salto sobre a mesa
Atual campeão Mundial: McKayla Maroney (EUA)
Atual campeão Olímpico: Sandra Izbașa (ROU)
Barras assimétricas
Atual campeão Mundial: Viktoria Komova (RUS)
Atual campeão Olímpico: Aliya Mustafina (RUS)
Trave
Atual campeão Mundial: Sui Lu (CHN)
Atual campeão Olímpico: Deng Linlin (CHN)
Solo
Atual campeão Mundial: Ksenia Afanasyeva (RUS)
Atual campeão Olímpico: Aly Raisman (EUA)
Eis o calendário da competição (horário de Brasília):
|
|
0 Comentários