Últimas Notícias

Surto de olho no craque: Karim Benzema - Com a lesão de Ribery, é ele quem lidera a França

A França vem para sua 14ª Copa do Mundo, querendo mostrar que a seleção ainda assusta os adversários e deixar para trás o vexame do de quatro anos atrás. E para isso conta com os gols de Karim Benzema para isso.

Benzema é centroavante e é conhecido por sua capacidade técnica, estilo de jogo e com grande capacidade de fazer gols. e ele espera usar suas habilidades para ajudar a França nesse mundial.

 Benzema vem ao mundial com moral. Após ajudar o Real Madrid a ser campeão da Champions League e com a lesão de Ribery, o técnico Didier Deschamps bota total confiança em Benzema.

Benzema nasceu na cidade de Lyon na França, começando sua carreira no futebol no clube local, o Bron Terraillon. Em 1996, com apenas nove anos de idade, foi para o maior clube da cidade, o Olympique Lyonnais e foi jogando na categoria de base da equipa, tendo sua estreia profissional anos depois. Ele fez sua estreia como profissional para o Lyon em 15 de Janeiro de 2005, durante a temporada 2004/2005, em uma partida contra o FC Metz, entrando como um substituto aos 32 minutos de jogo do segundo tempo. O Lyon venceu o jogo por 2x0, com Benzema fazendo a assistência no segundo gol marcado por Bryan Bergougnoux.

Cinco dias depois, ele assinou seu primeiro contrato profissional, firmando um acordo de três anos com o Lyon. Ao longo da temporada, Benzema fez um total de 34 jogos, anotando seis gols, incluindo o seu primeiro gol como profissional na vitória por 3x1 contra o Ajaccio, e também um gol na Champions League na vitória contra o Rosenborg na vitória por 2x1.

 Na temporada 2007/2008, com as saídas de Malouda, John Carew e Sylvain Wiltord, e com apenas 19 anos de idade, Benzema recebeu a camisa 10, e respondeu a altura com 31 gols em 51 jogos, ajudando o time tanto na Champions League, como na Ligue 1 e na Copa da França, tendo performances incríveis e marcando um gol contra o Lens, que foi nomeado o "Gol da Temporada" pelos torcedores. Em março de 2008, Benzema renovou seu contrato com o Lyon até 2013 com opção de prorrogação por um ano. Após assinar seu novo contrato, passou a ter um dos maiores salários da França. Por seus esforços nessa temporada, ele não só foi selecionado para a Equipe do Ano na Ligue 1, como também foi eleito o Jogador do Ano na liga, e ainda foi premiado com o Troféu ''Buteur du Meilleur'' por ser o artilheiro da liga. Ele foi também selecionado pela revista francesa France Football para o prêmio Ballon d'Or de 2008, vencido por Cristiano Ronaldo.

Na temporada 2008/2009, Benzema manteve a boa regularidade, marcando gols em todas suas competições disputadas pelo Lyon, e inclusive sendo um dos artilheiros da Champions League, marcando cinco gols ainda na fase de grupos, duas vezes contra o Steaua Bucuresti, dois gols em duas partidas contra a Fiorentina e um gol contra os líderes do grupo, o Bayern de Munique. Porém, ao final da temporada, o Lyon acabou sem nenhum título, perdendo o Campeonato Francês para o Bordeaux, onde acabou em terceiro lugar, a Copa da França e a Champions League, onde foram eliminados nas oitavas-de-final frente ao Barcelona, que viria a ser campeão do torneio continental.

 Em julho de 2009, foi anunciado que o Lyon havia chegado a um acordo com os espanhóis do Real Madrid para a transferência de Benzema. A taxa de transferência foi fixada com o preço de 35 milhões de euros, com a taxa de aumento para até 41 milhões de acordo com seu desempenho. No dia 9 de julho, o jogador passou com êxito pelo seu exame médico e assinou seu contrato, um acordo de seis anos, naquela tarde. Ainda neste mesmo dia, ele foi apresentado oficialmente como jogador do Real Madrid no Estádio Santiago Bernabéu, à semelhança das outras grandes contratações anteriores de Kaká e Cristiano Ronaldo. Benzema fez sua estreia pelo Real Madrid em 20 de julho de 2009 durante a pré-temporada de 2009/2010, em um jogo amistoso contra o clube irlândes do Shamrock Rovers, em Dublin, entrando como um substituto no intervalo. Ele marcou o único gol da partida na magra vitória de 1x0 do clube merengue, aos 42 minutos do segundo tempo. Sua estreia na La Liga aconteceu no dia 29 de agosto contra o Deportivo La Coruña. Benzema marcou seu primeiro gol oficial pelo Real em 20 de setembro de 2009 num jogo em casa contra o recém-promovido Xerez em uma vitória por 5x0.

 A temporada 2010/2011 começou lentamente para Benzema, ele foi usado principalmente como reserva no início da temporada, mas devido a uma grave lesão de Gonzalo Higuaín, titular da posição, e a falta de atacantes na equipe principal, Benzema recebeu mais oportunidades do treinador José Mourinho. Em 4 de dezembro de 2010, marcou um hat-trick na vitória por 4x0 sobre o Auxerre, pela Champions League, o primeiro deles foi o de número 300 do Real Madrid na história da Liga dos Campeões. Seu segundo hat-trick pelo clube veio em 22 de dezembro, em uma sonora goleada de 8x0 sobre o Levante, pela Copa do Rei. Em 22 de fevereiro de 2011, em jogo contra o seu ex-clube, o Lyon, Benzema marcou um belíssimo gol que abriu o placar no empate por 1x1 realizado no Stade de Gerland, em jogo válido pelas oitavas-de-final da Champions de 2010/2011.

O Real terminou eliminado da Champions League nas semifinais, frente ao arquirrival Barcelona, perdendo por 2x0 em pleno Estádio Santiago Bernabéu e empatando em 1x1 na casa do Barça, o Camp Nou. Benzema finalizou a temporada com a marca de 26 gols em 48 jogos, sendo 15 gols em 33 jogos pela La Liga, a maioria deles entrando como substituto.

 Na primeira rodada da UEFA Champions League, Benzema marcou empatando contra o Manchester City e depois vencendo o jogo por 3x2 no Santiago Bernabéu. Em 4 de outubro de 2012, Após receber lançamento de Kaká fez um gol de bicicleta contra o Ajax fora de casa, jogo que sua equipe venceu por 4x1. Marcou na segunda vitória do Real Madrid sobre o Barcelona mas desta vez pelo campeonato espanhol vencendo o jogo por 2 a 1 dentro de casa. Na segunda partida contra o Borussia Dortmund pela Champions marcou um dos gols na vitória por 2x0, mas acabou eliminado da competição após perder a primeira partida por 4x1. A possibilidade de Benzema ser utilizado como moeda de troca pelo Real Madrid foi descartada pelo agente do jogador. Segundo Karim Djaziri, o jogador não iria deixar o Real na próxima janela de transferências. O Juventus é apontado pela imprensa espanhola como um dos possíveis destinos de Benzema, mas não houve negócio.

 Ele começou a temporada de 2013/2014 ao marcar na vitória por 2x1 sobre o Real Betis no Santiago Bernabeu, mais tarde ele foi substituído por Álvaro Morata . Ele marcou novamente uma semana depois em um 1x0 sobre Granada. Depois de quatro jogos sem marcar (dois com o Real Madrid e dois com a França), ele voltou a marcar, fazendo dois gols na vitória por 6x1 sobre o Galatasaray na Champions League. Em 18 de Janeiro de 2014, Benzema marcou seu centésimo gol para o Real com uma vitória por 5x0 no Real Betis. Em 23 de março, Benzema marcou dois gols contra o rival Barcelona no Santiago Bernabéu, tendo marcado seu 17º gol no campeonato espanhol. No entanto, o Real Madrid perdeu o El Clásico em casa por 4x3.

Benzema fazia parte do onze inicial do Real Madrid na final da Copa do Rei de 2014 em 16 de abril, no Estádio Mestalla, em uma vitória por 2x1. Uma semana depois, foi extremamente importante ao marcar o único gol do primeiro jogo na semi-final da Liga dos Campeões contra o Bayern de Munique. E esteve como titular na conquista da La Décima do Real Madrid, ao vencer o rival Atlético de Madrid por 4x1.

 Benzema iniciou sua carreira na Seleção Francesa em 2004, sendo campeão de um torneio sub-17 europeu tendo mais tarde novas passagens por seleções de base da França. Benzema optou em jogar pela França ao invés da Argélia em 2006, afirmando que Argélia era o país de seus pais e estava em seu coração mas que no futebol iria jogar pelo seu terra-natal a França. Benzema mostrava que tinha talento para ser o próximo ídolo do futebol francês, depois de Platini e Zidane. Pela seleção principal, seu primeiro torneio foi a Euro 2008, quando foi convocado por Raymond Domenech. Entretanto, os Bleus obtiveram resultados frustrantes no torneio, sendo eliminados ainda na primeira fase.

Na Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul, acabou ficando de fora dos 23 convocados, fato que originou muitas críticas a Domenech, que terminou demitido logo após o Mundial. Agora sob o comando de Laurent Blanc, Benzema tem sido frequentemente convocado. Num amistoso contra o Brasil, realizado em 9 de fevereiro de 2011 no Stade de France, Benzema foi o autor do único gol que decretou a vitória dos franceses, antigos algozes dos brasileiros.

E nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, Benzema fez apenas dois gols, mas foi importante de pivô e foi fundamental na repescagem ao marcar um gol contra a Ucrânia, que trouxe os franceses ao mundial e por isso se espera muito dele. E ontem, Benzema brilhou no primeiro jogo da seleção sem Ribery, que não virá ao Brasil por conta de lesão. No jogo contra a Jamaica, a França fez 8x0, e Benzema participou diretamente em 5 gols, com dois gols e duas assistências e por isso, é ele quem lidera a França no mundial. A França e Benzema estreiam na Copa dia 16 de junho, contra Honduras, no Estádio Beira-Rio.

 Os números de Karim Benzema pelos clubes:

Lyon:

Jogos - 112
Gols  -  42
Títulos: Ligue 1 (2004/2005, 2005/2006, 2006/2007, 2007/2008), Trophée des Champions (2005, 2006, 2007), Copa da Paz (2007), Copa da França (2008)


Real Madrid:

Jogos - 159
Gols  -  72
Títulos: Campeonato espanhol (2011/2012), Copa do Rei (2012/2013, 2013/2014), Supercopa da Espanha (2012), UEFA Champions League (2013/2014)

Os números de Karim Benzema pela seleção francesa:

Jogos - 66
Gols  - 21

FOTO: Reuters

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar