Últimas Notícias

Surto História: A Copa de 1998 que imortalizou os franceses

 A Copa do Mundo de 1998 foi a décima sexta edição do torneio, que ocorreu do dia 10 de junho até o dia 12 de julho de 1998, onde foi o mundial que imortalizou os franceses com o primeiro título mundial.

Formato da competição


Foi a primeira Copa realizada no formato de 32 times, formato que continua até hoje. Na Copa do Mundo de 1994, eram 24 seleções divididas em seis grupos. Já de 1998 até hoje, são 32 seleções divididas em oito grupos. Apenas o campeão e o vice de cada grupo se classificavam para a segunda fase, em oposição a torneios anteriores, onde alguns terceiros colocados também garantiam vaga na fase final. A fase final não se alterou: os 16 classificados se reúnem em oitavas-de-final e jogam o mata-mata.


Os grupos e os classificados


No grupo A, tivemos o Brasil como cabeça de chave e classificado ao mundial automaticamente por ser o campeão 4 anos antes. O brasil estava acompanhado por Escócia, Noruega e Marrocos.


No grupo B, tivemos a vice-campeã de 1994, a Itália, o Chile, a Áustria e o Camarões.

No grupo C, estava a França, dona da casa, a Dinamarca, a África do Sul que estreava em Copas e a Arábia Saudita.

No grupo D, a Espanha, a Bulgária que planejava repetir o desempenho de 1994, o Paraguai e a Nigéria.

No grupo E, tivemos a Holanda, a Coréia do Sul, o México e a Bélgica.

No grupo F, a Alemanha, a Iugoslávia, Irã e Estados Unidos.

No grupo G, a Inglaterra, a Colômbia, a Romênia e a Tunísia formaram o grupo da morte.

E no grupo H, a Argentina, a Croácia, o Japão e a Jamaica.

Se classificaram com 9 pontos: França e Argentina.
Se classificaram com 7 pontos: Itália, Alemanha, Iugoslávia e a Romênia.
Se classificaram com 6 pontos: Nigéria, Inglaterra, Brasil e a Croácia
Se classificaram com 5 pontos: Noruega, Paraguai, Holanda e o México
Se classificaram com 4 pontos: Dinamarca
Se classificaram com 3 pontos: Chile

Oitavas-de-Final


Nas oitavas-de-final tivemos surpresas, como as goleadas do Brasil por 4x1 no Chile, e a Dinamarca também fazendo 4x1 na Nigéria. E tivemos nas oitavas, jogos muito complicados, como a França vencendo o Paraguai na prorrogação com gol de Laurent Blanc faltando cinco minutos para ir aos pênaltis, a Itália sofrendo para ganhar da Noruega e a Croácia vencendo a Romênia por 1x0 com gol de Suker.


E os jogos emocionantes ficaram a cargo de Alemanha 2x1 México, jogo em que os alemães sofreram para virar a partida, com o gol de virada saindo aos 41 minutos do segundo tempo, marcado por Bierhoff. A Holanda foi outra que sofreu para se classificar, só conseguindo a classificação aos 47 do segundo tempo, tento marcado por Davids. E o jogo mais emocionante das oitavas-de-final ficou a cargo de Argentina e Inglaterra, que ficou 2x2 no tempo normal e os Argentinos se classificaram nos pênaltis por 4x3, com o goleiro argentino Roa lembrando os passos de Olarticochea, na Copa de 1990. Esse jogo também, marcou a expulsão de David Beckham, após ceder as provocações de Simeone e o agredir, só que o arbitro viu só a agressão de Beckham.

 Quartas-de-Final

Nas quartas tivemos mais jogos emocionantes, como a França eliminando a Itália nos pênaltis por 4x3, em que o último pênalti batido pela Itália foi de Roberto Baggio novamente e ele perdeu o pênalti, como havia perdido há quatro anos antes, aquele pênalti, que deu o tetra a seleção brasileira. O Brasil eliminou a Dinamarca vencendo de virada por 3x2, onde brilhou a estrela de Rivaldo. A Holanda venceu a Argentina por 2x1 nos 45 minutos do segundo tempo, em um golaço de Bergkamp. E tivemos a surpreendente Croácia eliminando de goleada a sempre favorita Alemanha por 3x0.

 Semi-finais


Novamente a Copa de 1998 trouxe emoções. Em Marselha, Brasil e Holanda se enfrentaram novamente em Copas do Mundo. O Brasil saiu na frente com gol de Ronaldo, no primeiro minuto do segundo tempo; e quando a torcida brasileira se preparava para comemorar a ida a final da Copa do Mundo, Kluviert empatou aos 42 minutos do segundo tempo, levando o jogo a prorrogação. Na prorrogação tudo igual e nos pênaltis, Taffarel classificou os brasileiros a final da Copa, defendendo os pênaltis de Cocu e Ronald de Boer.


Na outra semi-final, França e Croácia se enfrentaram para ver quem enfrentaria o Brasil na final. Logo no primeiro minuto do segundo tempo, David Suker deu um susto na torcida francesa ao marcar o primeiro gol do jogo, 1x0 Croácia. Todos estavam se perguntando se a Croácia, que já era a grande surpresa e sensação da Copa naquela altura, eliminaria os donos da casa e passaria a final. Mas Thuram empatou no minuto seguinte e virou o jogo aos 25 minutos da segunda etapa. Fim de jogo e a França enfrentaria o Brasil dias depois, na final do mundial.

 Final


A final da Copa de 98 causa polêmica até hoje, porque diziam na época que Ronaldo teve uma convulsão horas antes do jogo, fato que foi confirmado depois e na lista oficial dos onze iniciais, quem estava escalado era Edmundo e naquele momento, ninguém sabia o porque. Só que momentos antes do jogo começar, o então técnico da seleção brasileira, Zagallo, escalou Ronaldo como titular.


Já com a partida em andamento, Roberto Carlos vai afastar a bola e afasta errado, causando escanteio para os franceses. Após a cobrança de Petit, Zinedine Zidane, que muitos diziam para não marcar, porque não sabia cabecear, pula mais alto que todo mundo e abre o placar de cabeça. No final do primeiro tempo, outro escanteio para a França e Zidane de cabeça, amplia para a França, 2x0. Ainda no primeiro tempo, a bola é lançada para Ronaldo e Barthez vai dividir o atacante, que chega atropelando Ronaldo. E já havia a preocupação com o atacante brasileiro devido a convulsão sofrida horas antes.

 No segundo tempo, o Brasil voltava com Edmundo para ajudar Ronaldo e a seleção a virar o jogo e serem pentacampeões mundiais, mas de nada adiantou. Se os atacantes franceses Guivarc'h e Dugarry estivessem inspirados, a França mataria o jogo e já eram os campeões, mas perderam gols incríveis. Aos 48 minutos do segundo tempo, em um contra-ataque francês, Petit dava o título ao marcar 3x0 para a França. Fim de jogo, França 3x0 Brasil e os donos da casa eram campeões do mundo pela primeira vez.

 Estatísticas

Artilheiro: David Suker - Croácia (6 gols)
Bola de Ouro (melhor jogador): Ronaldo - Brasil
Melhor goleiro: Barthez - França
Time menos faltoso: Inglaterra e França
Maior Goleada: Espanha 6x1 Bulgária
Gols e Média: 171 gols (média de 2,67 gols por partida)

Estádios e suas capacidades

Stade de France: 80.000 pessoas
Stade Vélodrome: 60.000 pessoas
Parc des Princes: 48.875 pessoas
Stade Gerland: 44.000 pessoas
Stade Félix Bollaert: 41.300 pessoas
Stade de la Beaujoire: 39.500 pessoas
Stadium de Toulouse: 37.000 pessoas
Stade Geoffroy-Guichard: 36.000 pessoas
Parc Lescure: 35.200 pessoas
Stade de la Mosson: 34.000 pessoas

Curiosidades da Copa de 1998

- Laurent Blanc fez o primeiro gol de ouro da história das Copas.
- A Itália foi eliminada pela terceira vez consecutiva nos pênaltis em Copas (1990, 1994 e 1998).
- Lottar Matthäus bateu o recorde de Copas do Mundo disputadas: 5 vezes (de 1982 a 1998).
- Zagallo dizia que o numero 13 dava sorte a ele, mas não foi assim em 1998. Foi a 13ª derrotas do Brasil em Copas.
- Dunga e Taffarel se tornaram o recordistas de jogos pelo Brasil em Copas do mundo: 18 jogos.
- Robert Song, de Camarões, se tornou o primeiro a ser expulso em duas Copas.
- A França terminou com o melhor ataque e a melhor defesa, uma marca história.
- Parreira foi o primeiro técnico a ser eliminado em uma Copa do Mundo. 
- Robert Prosinecki se tornou o primeiro a marcar por dois países diferentes em Copas. Em 1990 pela Iugoslávia e em 1998 pela Croácia.
- Primeira Copa do mundo a ser disputada com 32 times

Momentos históricos da Copa de 1998

Taffarel pegando o pênalti que classificou a seleção brasileira:

 Em um momento de tensão e apreensão da torcida, Ronald de Boer sentiu a pressão de ter que marcar para a Holanda continuar viva em busca da vaga da final, mas Taffarel foi extremamente frio e foi buscar no canto direito e defender o pênalti que classificou os brasileiros a final da Copa do Mundo.

O gol que fechou o mundial com chave de ouro:

 O contra-ataque mortal da França que fechou com chave de ouro a Copa do Mundo. Em uma bola que Denílson perdeu na lateral, Guivarc'h puxou o contra-ataque e que terminou nos pés de Petit, que marcou o 3º gol francês e que fechou a história da Copa do Mundo de 1998.

Vídeo dos dez gols mais bonitos


Seleção da Copa do Mundo de 1998

Goleiros: Barthez (França), Taffarel (Brasil), Chilavert (Paraguai)
Defensores: Roberto Carlos (Brasil), Marcel Desailly (França), Lilian Thuram (França), Frank de Boer (Holanda), Gamarra (Paraguai)
Meio-campistas: Dunga (Brasil), Rivaldo (Brasil), Zidane (França), Davids (Holanda), Beckham (Inglaterra), Michael Laudrup (Dinamarca)
Atacantes: Ronaldo (Brasil), Suker (Croácia), Brian Laudrup (Dinamarca), Bergkamp (Holanda)

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar