A Copa do Mundo de 2002 foi a décima sétima edição do torneio, que ocorreu do dia 31 de maio ao dia 30 de junho de 2002, onde consagrou Ronaldo e a seleção brasileira com o pentacampeonato.
Formato da competição
Foi a segunda Copa realizada no formato de 32 times, formato que continua até hoje. Na Copa do Mundo de 2002 eram 32 seleções divididas em oito grupos. Apenas o campeão e o vice de cada grupo se classificavam para a segunda fase, em oposição a torneios anteriores, onde alguns terceiros colocados também garantiam vaga na fase final. Na fase final os 16 classificados se reúnem em oitavas-de-final e jogam o mata-mata.
Os grupos e os classificados:
No grupo A, tivemos a França, que por ser campeã de 1998, estava automaticamente classificada, ao lado de Dinamarca, Uruguai e Senegal.
No grupo B, tivemos a favorita Espanha, ao lado de Paraguai, África do Sul e Eslovênia.
No grupo C, tivemos o Brasil, que vinha de péssimos resultados, ao lado de China, Costa Rica e da Turquia.
No grupo D, a Coreia do Sul, ao lado de Estados Unidos, Polônia e Portugal.
No grupo E, a desacreditada Alemanha que vinha de repescagem, ao lado de Irlanda, Camarões e a Arábia Saudita.
No grupo F, tivemos no grupo da morte a Argentina, a Suécia, a Inglaterra e a Nigéria.
No grupo G, tivemos o México, a Itália, a Croácia e o Equador.
E no grupo H, tivemos o Japão, a Tunísia, a Rússia e a Bélgica.
Se classificaram com 9 pontos: Espanha e Brasil
Se classificaram com 7 pontos: Dinamarca, Coreia do Sul, Alemanha, México e Japão
Se classificaram com 5 pontos: Senegal, Irlanda, Suécia, Inglaterra e Bélgica
Se classificaram com 4 pontos: Paraguai, Turquia, Estados Unidos e Itália
Oitavas-de-final
Tivemos jogos emocionantes nas oitavas, como a vitória da Alemanha por 1x0 no Paraguai, com gol de Neuville aos 43 do segundo tempo. A vitória da Espanha por 3x2 nos pênaltis contra a Irlanda, que levou o jogo para os pênaltis aos 45 minutos do segundo tempo, também em um gol de pênalti dos irlandeses.
E tivemos surpresas e jogos fáceis. As surpresas ficaram por conta da vitória de Senegal por 2x1 contra a Suécia, com um gol de ouro, marcado por Camara, que automaticamente classificou os senegaleses e Coreia do Sul vencendo a Itália faltando 3 minutos para os pênaltis, quando os Coreanos marcaram e mandaram os italianos para casa mais cedo. Os jogos fáceis foram a vitória da Inglaterra por 3x0 na Dinamarca, o Brasil fazendo 2x0 na Bélgica e a Turquia vencendo o Japão por 1x0 em um jogo tenso.
Quartas-de-final
Não houve jogos fáceis nas quartas da Copa de 2002. A Alemanha venceu os Estados Unidos por 1x0, após tomar pressão americana no segundo tempo. A sensação do torneio, a Coreia do Sul bateu a Espanha por 5x3 nos pênaltis em um jogo cheio de controvérsias, pois s Espanha teve dois gols mal anulados e nos pênaltis, o goleiro Lee Woon-Jae defendeu a cobrança de Joaquín, mas se adiantou muito e o árbitro validou o lance. A Turquia eliminou o Senegal no gol de ouro por 1x0, gol de Mainz. E o Brasil venceu a Inglaterra de virada por 2x1, onde no segundo gol brasileiro, Ronaldinho Gaúcho cobrou uma falta da lateral e a bola encobriu Seaman, lance que até hoje é discutido se ele tentou chutar ou cruzar.
Semi-Finais
Na semi-final do dia 25 de junho de 2002, jogaram a desacreditada Alemanha e a surpresa e sensação da Copa, Coreia do Sul. Um jogo difícil para ambos, mas a Coreia era perigosa no contra-ataque, e a Alemanha, no jogo aéreo. No desenrolar do jogo, Ballack, após pegar rebote, marca 1x0 para a Alemanha aos 30 minutos do segundo tempo, resultado que foi mantido até o final do jogo. Alemanha na final.
Na outra semi-final, um dia depois, o Brasil enfrentava a Turquia novamente. Em outro jogo duríssimo para turcos e brasileiros, acabou prevalecendo o faro de gol de Ronaldo, que com um biquinho, aos 4 do segundo tempo, classificasse o Brasil para a final. Porém o que marcou esse jogo foi Denílson sendo perseguido por quatro turcos ao mesmo tempo.
Final
Na final, Brasil e Alemanha chegaram ao mundial desacreditados, mas fizeram uma final digna de Copa do Mundo. No primeiro tempo, os dois times se estudaram muito, sem ter muitos lances perigosos no primeiro tempo, mas isso mudou no segundo tempo.
Aos 22 minutos do segundo tempo, Rivaldo chuta despretensiosamente, o goleirão Kahn bateu roupa e Ronaldo chega apara pegar o rebote e marca 1x0 para o Brasil. Aos 34 minutos, Kléberson faz uma bela jogada, toca para Ruvaldo que faz o corta-luz para Ronaldo dominar e bater colocado no canto, o gol que fechou o mundial, 2x0. E ainda sobrou para uma bela cobrança de falta de BIerhoff para uma defesa espetacular de Marcos, salvando o Brasil de tomar um gol. passou alguns minutos e fim de jogo. Brasil pentacampeão 2, Alemanha 0.
Estatísticas
Artilheiro: Ronaldo - Brasil (8 gols)
Bola de Ouro: Oliver Kahn - Alemanha
Melhor goleiro: Oliver Kahn - Alemanha
Time menos faltoso: Bélgica
Maior goleada: Alemanha 8x0 Arábia Saudita
Gols e média: 161 gols (média de 2,52 gols por jogo)
Estádios e suas capacidades (japão e Coreia juntos)
Yokohama (Japão): 72.370 pessoas
Seoul World Cup Stadium (Coreia): 66.806 pessoas
Daegu World Cup Stadium (Coreia): 65.857 pessoas
Saitama Stadium (Japão): 63.700 pessoas
Busan Asiad Stadium (Coreia): 54.534 pessoas
Shizuoka Ecopa Stadium (Japão): 51.349 pessoas
Incheon Munhak Stadium (Coreia): 50.324 pessoas
Nagai Stadium (Japão): 50.000 pessoas
Miyagi Stadium (Japão): 49.133 pessoas
Ulsan Munsu Football Stadium (Coreia): 43.512 pessoas
Suwon World Cup Stadium (Coreia): 43.188 pessoas
Oita Stadium (Japão): 43.000 pessoas
Gwangju Stadium (Coreia): 42.880 pessoas
Sapporo Dome (Japão): 42.585 pessoas
Niigata Stadium (Japão): 42.300 pessoas
Jeju World Cup Stadium (Coreia): 42.256 pessoas
Estádio Kobe Wing (Japão): 42.000 pessoas
Estádio Kashima (Japão): 41.800 pessoas
Daejeon World Cup Stadium: 41.000 pessoas
Curiosidades da Copa de 2002
- O Brasil foi o primeiro pentacampeão da Copa, vencendo a de 2002 com 100% de aproveitamento
- A França foi a primeira campeã que foi defender o título e caiu na fase de grupos, sem marcar gols.
- Hakan Suker fez o gol mais rápido da História das Copas, ao marcar com 10 segundos de jogo.
- Ao marcar o gol que eliminou a Itália, Ahn Jung-Hwan foi demitido do Perugia, clube italiano.
- A Itália foi a que teve mais gols anulados: cinco.
- Teve três campeões morais: O Brasil, que venceu todos os jogos, a Espanha venceu 3 e empatou 2 e a Irlanda venceu 1 e empatou 3.
- Cafu foi o primeiro a disputar três finais de Copas do Mundo.
- A Coreia do Sul se tornou a primeira seleção asiática a chegar à uma semi-final de Copa do Mundo.
- Foi a Copa com o maior número de estádios: 20 estádios.
- Pela primeira vez a Copa foi realizada em dois países: Coreia e Japão.
Momentos históricos da Copa de 2002
Senegal faz história em seu primeiro jogo na Copa:
França e Senegal faziam a primeira partida da Copa 2002, com os franceses chegando como campeões do mundo e os senegaleses faziam sua estreia em Copas. Aos 30 minutos do primeiro tempo, Djorkaeff perdeu uma bola, oferecendo um contra-ataque e Bouba Diop surpreende o mundo ao marcar o primeiro gol da Copa 2002 e o gol dá a primeira vitória dos senegaleses em Copas do mundo.
Ronaldo dá a volta por cima e dá o penta para a seleção brasileira:
O povo brasileiro pedia e implorava para Felipão levar Romário para a Copa de 2002, mas acabou levando Ronaldo para a Copa. Havia muita desconfiança em cima do fenomeno que estava praticamente dois anos sem jogar bola, devido as lesões no joelho. E a aposta de Felipão deu certo. Ronaldo acabou marcando os dois gols do penta brasileiro e terminou como artilheiro da competição com oito gols.
Vídeo dos dez gols mais bonitos
Seleção da Copa do Mundo de 2002
Goleiros: Marcos (Brasil), Oliver Kahn (Alemanha), Rüstü Reçber (Turquia)
Defensores: Roberto Carlos (Brasil), Sol Campbell (Inglaterra), Fernando Hierro (Espanha), Hong Myung-Bo (Coreia do Sul), Alpay (Turquia)
Meio-campistas: Rivaldo (Brasil), Ronaldinho Gaúcho (Brasil), Michael Ballack (Alemanha), Kléberson (Brasil), Yoo Sang-Chul (Coreia do Sul)
Atacantes: Ronaldo (Brasil), Miroslav Klose (Alemanha), Diouf (Senegal), Hasan Sas (Turquia)
0 Comentários