Últimas Notícias

Zaccardi: 'Os norte-americanos são torcedores apaixonados, mesmo se não forem sempre os melhores"


A recepção da Copa do Mundo de Futebol nos EUA surpreendeu a todos que moram fora do país com milhares de pessoas assistindo aos jogos da seleção em estádios de futebol americano e em bares e restaurantes em todo os Estados Unidos.

O Surto ouviu o jornalista Nick Zaccardi, da NBC, para saber sobre essa "Febre da Copa do Mundo" e algumas perspectivas para o esporte nos EUA.

Como os EUA contrairam a "Febre da Copa do Mundo", mesmo sendo um país sem tradição no Futebol Masculino.

Norte-americanos ama o futebol internacional como amam os outros esportes Olímpicos. Se os atletas estão representando os EUA. Os norte-americanos são torcedores apaixonados, mesmo se não são sempre os melhores. Já em relação a clubes ou a tours profissionais, a paixão não é tão forte quanta.

Milhares de pessoas assistiram aos jogos da seleção em todos os recantos do país. Desde Dallas até Nova Iorque. Até o presidente Barack Obama assistiu aos jogos. A U.S. Soccer e a imprensa esperavam isso?

Sim, era esperado. Não seria esperado até a Copa de 2002. A Copa do Mundo de Futebol tem crescido em popularidade no país a medida que os EUA tem se qualificado regularmente para o torneio. Lembre-se de que o país passou decadas fora da Copa até 1990, quando retornou a competição. Cada vez que o país se classifica, a tradição cresce assim como a popularidade.

Se os EUA investirem pesado na MLS (Major League Soccer), ela tem potencial de criar uma nova ordem mundial no futebol e se tornar um polo, assim como Inglaterra, Alemanha e Itália?

É isso que a MLS espera. O comissário da Liga disse que quer que a MLS seja competitiva seja competitiva com a Inglaterra, a Itália, a Espanha e a Alemanha por volta de 2022. Ela tem crescido desde a sua criação duas décadas atrás, mas obviamente, há muito o que ser feito. O primeiro passo é manter os melhores jogadores, como já começou a fazer com Clint Dempsey e Michael Bradley.

A seleção feminina de futebol dos Estados Unidos já está consolidada como uma das melhores equipes do mundo. O sucesso do futebol masculino pode trazer alguma interferência positiva ou negativa ao feminino?

O único efeito que eu consigo ver é na popularidade, pois o futebol feminino continuará a ser uma potência, queira o futebol masculino seja bem sucedido ou não. A última Copa do Mundo feminina, em 2011, ganhou popularidade a medida em que era disputada, enquanto a Copa do Brasil foi popular desde o principio, A seleção feminina também se beneficia do bom desempenho nos Jogos Olímpicos, quando os olhos do país estão voltados para eles.

A audiência dos jogos da Copa do Mundo nos EUA foram surpreendentes. Você acha que é apenas por causa da Copa ou ela irá estabilizar após o seu final?

A audiência da Copa do Mundo nos EUA irá cair um pouco após a eliminação da equipe. Ela será semelhante a de 2010. Essa é uma questão recorrente no país, se o esporte permanecerá popular após a Copa. Ele tem crescido um pouco a cada quatro anos. Você pode assistir a todos os jogos da Premier League ao vivo e as crianças estão usando camisas de clubes da MLS e da Europa. Dez anos atrás, isso não acontecia.

Como você enxerga a Copa do Mundo? A organização, o público, os jogos.

Estou muito interessado em como o Brasil está lidando com a Copa com os Jogos do Rio acontecendo daqui a dois anos. O relato da midia dos EUA tem sido geralmente positivo, especialmente em relação ao transito. Os públicos tem sido espetaculares. Os norte-americanos tem se maravilhado com os hinos cantados "a capela", especialmente o do Brasil. Quanto aos jogos, tem sido espetaculares. Muitos aqui estão dizendo que é a melhor Copa de que se tem memória.

Como você analisa a campanha dos EUA na Copa? Quais os destaques positivos e negativos?

Muitos estão desapontados agora, mas bastante orgulhosos pela luta da equipe. Os EUA não estavam entre os favoritos no seu grupo para avançar, mas eles conseguiram. Bélgica é uma equipe com mais talento, mas foram forçados a jogar a prorrogação. Os EUA devem progredir, mas não ter que jogar sempre no limite, como fez contra a Alemanha e a Bélgica.

E para a Copa de 2018, alguma expectativa?

A expectativa dos EUA para 2018 agora é que a classificação pelo menos para as oitavas é uma obrigação. A equipe desse ano teve muitos jovens jogadores que ganharam uma valiosa experiência e espera-se que eles usem essa experiência como vantagem em 2018. Também ajuda o fato da estabilidade do treinador, pois Jurgen Klinsmann permanecerá no cargo.

Como os brasileiros (sim sentiremos muito a falta da Copa do Mundo), os norte-americanos sentirão a falta da Copa após o seu termino?

A temporada do futebol americano começa em dois meses, eles não sentirão falta por tanto tempo..

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar