O Samba é um gênero musical presente na vida de todo brasileiro. Mesmo se a pessoa goste ou não, é muito difícil andar pelas ruas do país e não encontrar alguém tocando ou cantando algum samba. Mas você sabe onde e como ele surgiu?
Não se sabe exatamente quando, mas foi no século XIX que o samba foi criado. Diferentes ritmos do continente africano foram misturados, criando um som único para a realidade dos escravos brasileiros. Apesar de ter sido criado na Bahia, o gênero foi reconhecido como música apenas no Rio de Janeiro, no século XX.
A princípio, quem fosse encontrado tocando ou dançando samba, poderia ser preso, pois ele era ligado à cultura negra, que era malvista na época. Só mais tarde é que ele passou a ser encarado como um símbolo nacional, principalmente no início dos anos 40. Mesmo assim, as pessoas não pareciam se preocupar muito com isso, inclusive, em 1917 o primeiro samba foi gravado no Brasil: Pelo Telefone, cantado por Bahiano, com letra de Mauro de Almeira e Donga.
Após a primeira gravação, o samba começaria a conquistar mais espaço. Com a inauguração do rádio, em 1922, chegaria até a classe média carioca, primeiramente. Isso foi essencial para que esse gênero musical crescesse mais ainda, pois ele foi "abraçado" e redimensionado por filhos de classe média, como os ex-estudantes de Medicina, Noel Rosa, e de Direito, Ari Barroso, por meio de obras memoráveis como Tarzan, o Filho do Alfaiate e Aquarela do Brasil.
Com os anos, o samba foi evoluindo e ganhando novos sotaques, ritmos, harmonias e instrumentos. Isso faz com ele seja um dos ritmos mais ricos e variados do mundo, tornando-se o que nós conhecemos hoje. De uma forma mais técnica, a harmonia do samba é feita por instrumentos de corda, como violão e cavaquinho. Por sua vez, o ritmo é dado pelo surdo ou pandeiro, por exemplo. Com o passar dos anos, mais instrumentos foram incorporados, como flauta e piano.
Mesmo que você não goste do estilo musical, é impossível falar que o samba não possui uma rica e vasta cultura, que passou por diversas fases e deixou o coração do brasileiro um pouco mais alegre ao longo desses anos.
E engana-se quem acha que o samba possui apenas um estilo. Confira abaixo alguns tipos desse gênero:
Samba de Roda
É o primeiro estilo de samba criado, sendo a raiz do gênero. Surgiu entre os escravos no século XIX e se assemelha com uma roda de capoeira. O samba de roda, assim como sua dança, começa devagar e torna-se cada vez mais forte e cadenciado, acompanhado por um coro que repete diversas vezes um refrão. Ele está registrado na Unesco como patrimônio da humanidade.
Samba de Breque
Criado no final da década de 1920, nos botecos do Rio de Janeiro, esse estilo tem momentos de paradas rápidas, onde o cantor pode incluir comentários, muitos deles em tom crítico ou humorístico.
Samba-enredo
O Samba-enredo surgiu na década de 1930 e seu tema está ligado com o assunto que a escola de samba escolhe para desfilar na avenida. Até 1980, os temas deveriam ser relacionados apenas com a história do Brasil. Samba de partido alto Liderado por Moreira da Silva, Martinho da Vila e Zeca Pagodinho, esse estilo possui letras improvisadas que abordam sobre a realidade dos morros e regiões mais carentes da sociedade. Pagode Nasceu no Rio de Janeiro, década de 1970, e ganhou o Brasil na década seguinte. Tem um ritmo repetitivo e utiliza instrumentos de percussão e sons eletrônicos. Espalhou-se rapidamente graças às letras simples e românticas.
Samba-canção
Possui ritmos lentos e letras sentimentais. Surgiu no início da década de 1920. Samba carnavalesco São as tradicionais marchinhas de carnaval, criadas para dançar e cantar nesse período de festa.
Samba-exaltação
Com acompanhamento de orquestra, possui letras patrióticas, ressaltando as maravilhas do Brasil. Um exemplo é a Aquarela do Brasil.
Samba de breque Este estilo tem momentos de paradas rápidas, onde o cantor pode incluir comentários, muitos deles em tom crítico ou humorístico. Um dos mestres deste estilo é Moreira da Silva.
Samba de gafieira
Foi criado na década de 1940 e tem acompanhamento de orquestra. Rápido e muito forte na parte instrumental, é muito usado nas danças de salão.
Sambalanço
Surgiu nos anos 50 em boates de São Paulo e Rio de Janeiro e recebeu uma influência muito forte do Jazz. Um de seus mais significativos representantes é Jorge Ben Jor.
E o samba também possui seu próprio dia. O dia nacional do Samba é comemorado todo dia 2 de dezembro.
0 Comentários