![]() |
Foto: Prefeitura |
Um dos principais legados dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016
para a mobilidade do Rio de Janeiro foi inaugurado: a Transolímpica é a via expressa que incorpora o sistema BRT e
liga o Recreio dos Bandeirantes a Deodoro.
O BRT da Transolímpica é o
terceiro corredor exclusivo para ônibus rápidos do Rio e o segundo a
atravessar a cidade transversalmente, somando-se aos serviços BRT
Transoeste e Transcarioca - em funcionamento desde 2012 e 2014,
respectivamente. Juntos, os três corredores serão responsáveis pelo
transporte de mais de meio milhão de pessoas por dia. A inauguração
contou com a presença do ministro do Esporte, Leonardo Picciani, do
prefeito do Rio, Eduardo Paes, e do presidente do Comitê Organizador dos
Jogos Olímpicos e Paralímpicos, Carlos Nuzman.
Com 26 km de extensão, a Transolímpica entrará em operação nos Jogos
Rio 2016 atendendo exclusivamente os espectadores e a força de trabalho
das instalações esportivas por meio do BRT, e a família olímpica nas
duas faixas da via expressa dedicadas aos carros (em cada sentido) em
veículos credenciados. A via estará à disposição desses públicos a
partir do dia 18 de julho.
Após as Olimpíadas, a via será aberta à população e fará a ligação
intermodal com o BRT Transcarioca, em Curicica, e com a Transoeste, no
Recreio dos Bandeirantes, além de ser integrada aos trens da SuperVia e,
futuramente, à Transbrasil, em Deodoro. A estimativa é que o tempo de viagem entre Deodoro e Recreio seja reduzido em 60%, beneficiando 70 mil passageiros por dia no BRT e comportando até 55 mil veículos diariamente na via expressa.
Os cariocas puderam conhecer gratuitamente, neste sábado, a nova via
expressa entre Deodoro e Recreio. Ao todo, 12 ônibus articulados fizeram
a viagem entre 12h e 15h. A experiência foi repetida no domingo
(10.07), entre 10h e 15h. Os passageiros embarcaram e desembarcaram no
Terminal Paralímpico, no Recreio; na estação Marechal Fontenelle; e na
Estação São José de Magalhães Bastos, que tem integração com a SuperVia.
Nas demais estações, o desembarque não foi permitido.
Obras
Iniciadas em julho de 2012, as obras da Transolímpica contaram com
investimento de R$ 2,2 bilhões e integram o Plano de Políticas Públicas
dos Jogos Rio 2016. Ao todo, a nova via possui 41 travessias entre
viadutos, pontes e elevados, que possibilitam a integração de 11
regiões: Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca, Riocentro, Camorim,
Curicica, Colônia Juliano Moreira, Taquara, Sulacap, Vila Militar,
Magalhães Bastos e Deodoro.
A implantação da Transolímpica contempla a abertura de novos caminhos
pelo Maciço da Pedra Branca, por meio da construção de dois túneis,
sendo quatro emboques – antigo pleito da população, que aguarda há pelo
menos 30 anos esta nova alternativa viária à sobrecarregada Estrada do
Catonho. O primeiro túnel, na Serra do Engelho Velho, conta com duas
galerias e extensão de 2,8 km (1,4 km em cada sentido); já o segundo,
situado na Estrada da Boiúna, possui duas galerias de 190 metros cada.
Ao
construir a Transolímpica, também foi feita a requalificação urbana das
Avenida Embaixador Abelardo Bueno e Salvador Allende entre a Barra da
Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes. As duas avenidas passaram a ter
cinco pistas por sentido, aumentando a capacidade de tráfego na região.
Os trabalhos de adequação providenciaram a implantação de sistema de
drenagem e nova iluminação. As vias receberam ainda nova pavimentação,
calçadas e ciclovia. O projeto de paisagismo contou com o plantio de
1.500 árvores e 133 mil m² de grama.
Os BRTs durante os Jogos
A Transolímpica vai interligar as maiores instalações dos Jogos: a
Vila dos Atletas e o Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, e o Complexo
Esportivo de Deodoro, encurtando a distância entre os dois bairros.
Durante o período de competições, o serviço do BRT Transolímpica partirá
da Avenida Salvador Allende, no Recreio, e irá até a estação de
Magalhães Bastos. O público em geral só terá acesso às áreas de
competição por transporte público. O BRT Transolímpica será uma das
formas de chegar ao Parque Olímpico e ao Complexo Esportivo de Deodoro,
mas será necessária a aquisição do RioCard Jogos Rio 2016, o cartão olímpico de transporte.
No período das Olimpíadas, os serviços regulares do BRT Transoeste e
Transcarioca não serão afetados e ficarão disponíveis normalmente aos
passageiros. Foram criados quatro serviços especiais de BRT para atender
o espectador olímpico e não alterar a rotina da cidade. As estações
Madureira-Manaceia e Vicente de Carvalho, que fazem parte da operação
especial e também atendem usuários do corredor BRT Transcarioca, terão
módulos independentes de embarque para os espectadores olímpicos. Esses
serviços estarão disponíveis para quem tiver o RioCard Jogos Rio 2016. A
expectativa é de que 27 mil passageiros utilizem esse sistema nos
horários de pico durante este período.
Para acessar os serviços especiais no BRT Transolímpica durante os
jogos os passageiros contarão com seis estações e dois terminais.
Próximas ao Parque Olímpico estarão as seguintes estações: Olof Palme,
Morro do Outeiro e RioCentro, além dos terminais Olímpico e Paralímpico
(Recreio). Nas redondezas do Complexo Esportivo de Deodoro estarão as
estações Marechal Fontenelle, São José de Magalhães Bastos e Vila
Militar.
O público com destino ao Complexo Esportivo de Deodoro também terá à
disposição a linha exclusiva “Circular Olímpica” partindo da estação
Magalhães Bastos para o Parque Radical. O transporte será feito por
ônibus, de forma gratuita, com exclusividade para quem desembarcar do
serviço especial do BRT com o cartão RioCard Jogos Rio 2016.
Durante os Jogos, os outros corredores de BRT também terão serviços
exclusivos para os espectadores olímpicos. Pelo BRT Transcarioca, serão
duas estações (Madureira-Manaceia e Vicente de Carvalho) e pelo
Transoeste, quatro (Golfe Olímpico, Barra Shopping, Bosque Marapendi e
Jardim Oceânico).
O espectador que for usar os serviços e
estiver no trem ou no metrô também poderá se conectar. No metrô, pelas
estações Jardim Oceânico e Vicente de Carvalho.No trem, nas estações
Magalhães Bastos, Vila Militar e Madureira-Manaceia.
0 Comentários