As cores dos agitos, no fundo branco, representam as cores mais utilizadas nas bandeiras de todos os países do mundo. Os três agitos circulam um ponto central, para enfatizar o papel do IPC (Comitê Paralímpico Internacional) tem de juntar atletas de todos os cantos do mundo e fazê-los competir. A forma também simboliza a visão paralímpica de "Permitir que atletas Paralímpicos alcancem a excelência no esporte para inspirar o mundo".
Apesar de ter sido criado em 2003, não houve tempo para os "Agitos" serem utilizados nas Paralimpiadas de 2004. Apenas na passagem da bandeira de Atenas para Pequim, é que o simbolo recém criado apareceu pela primeira vez nas Paralimpiadas.
SÍMBOLOS PARALIMPICOS ANTERIORES
Antes dos Agitos, dois símbolos paralimpicos foram utilizados. O primeiro, utilizado entre 1988 e 1994 era composto de cinco Tae-Geuks, que originavam-se do simbolo antigo do Tai-Chi. A partir de 1994, utilizou-se o segundo simbolo, composto apenas por três Tae-Geuks. Ele fez sua estreia apenas na Paralimpiada de Atlanta, em 1996 e utilizado pela última vez na Paralimpiada de Atenas, em 2004.
Primeiro símbolo paralímpico usado entre 1988 e 1994 |
Segundo símbolo paralímpico usado entre 1996 e 2004 |
0 Comentários