Últimas Notícias

Convocada para Seletiva Olímpica de Judô, jovem de Rondônia recebe convite de Sarah Menezes para treinamento

A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) divulgou a lista dos atletas convocados para a disputa da primeira Seletiva Olímpica dos Jogos de Tóquio 2020, que definirá os nomes que estarão na seleção principal em 2017. 

O primeiro nome da lista, Amanda de Oliveira Arraes, de Rondônia, chamou a atenção de Sarah Menezes, dispensada da Seletiva por estar na zona de ranqueamento olímpico da Federação Internacional de Judô (IJF). A campeã olímpica recordou-se de quando conheceu a jovem judoca rondoniense e não hesitou em convidá-la para treinar junto com ela em Teresina no mês que antecede a Seletiva.

A Amanda me fez chorar quando fui homenageada na cidade dela um ano atrás. Me contou que o sonho dela era ser da seleção e, quando vi seu nome na lista, quis ajudar nos treinamentos, pelo esforço e determinação que ela tem", explicou Sarah. "Além de treinar comigo, ela vai ter o suporte do meu preparador físico, Paulo Ricardo, do fisioterapeuta Diego Motta e do professor Expedito Falcão." 

Em 2015, a Nunes Associação Esportiva de Cacoal, clube onde Amanda treina em Rondônia, homenageou Sarah Menezes, que estava no estado para acompanhar os Jogos Escolares de Rondônia. Na visita à associação, Sarah contou sua trajetória no tatame, as dificuldades pelas quais passou até chegar ao ouro em Londres e, no final, abriu espaço para as perguntas dos alunos. Foi quando Amanda surpreendeu a campeã ao dizer que se inspirava na piauiense e contou que percorria cerca de 15 quilômetros de bicicleta para participar dos treinos de judô.

Aos 16 anos, ela coleciona títulos estaduais nas categorias de base e, no último final de semana, ficou em segundo lugar na Seletiva Nacional Sub 18 na categoria Ligeiro, mesmo peso da campeã olímpica que, em 2017, subirá para o Meio Leve (52kg). Das seis lutas que fez na seletiva juvenil, Amanda venceu cinco por ippon e perdeu apenas no último combate, já na fase de poules, para a campeã Laura Ferreira (SP).

Com esse resultado, a rondoniense somou os primeiros pontos no Ranking Nacional da Base e se classificou para o Meeting, que acontecerá durante treinamento de campo em Pindamonhangaba, de 16 a 26 de janeiro. A seletiva para a seleção principal será no dia 14 de janeiro, em São Paulo. A intenção é que Amanda fique de 11 de dezembro a 9 de janeiro treinando em Teresina. 

Foto: Divulgação


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar