Os torneios de handebol nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro tiveram lugar entre os dias 6 e 21 de agosto na Arena do Futuro, no Parque Olímpico da Barra. Doze equipes, tanto no masculino quanto no feminino, apresentaram um handebol muito competitivo e de alta qualidade, culminando em duas campeãs inéditas, a Dinamarca entre os homens e a Rússia entre as mulheres. O Brasil acabou sendo eliminado nas quartas de final em ambos os torneios.
Masculino
Masculino
Resultado
Dinamarca
França
Alemanha
Brasil (7º lugar) - eliminado nas quartas de final
Os brasileiros, que estavam no grupo B da competição, conseguiram um feito inédito e classificaram a equipe para as quartas de final com duas ótimas vitórias na fase de grupos, a primeira contra a Polônia, por 34 a 32 e a segunda contra a Alemanha, que acabaria com a medalha de bronze, por 33 a 30. O Brasil ainda acumulou um empate, 27 a 27 contra o Egito, e duas derrotas, 31 a 28 para a Eslovênia, e 30 a 19 para a Suécia, terminando na terceira colocação do grupo.
Nas quartas de final, após ir para o intervalo empatado em 16 a 16 contra a França, o time brasileiro não conseguiu acompanhar o ritmo de jogo francês, bicampeões olímpicos, e acabou sendo derrotado por 34 a 27.
A medalha de ouro ficou com a Dinamarca, ganhando por 28 a 26 dos franceses na final, que eram considerados os grandes favoritos para sua terceira medalha dourada consecutiva. Já o bronze ficou com os alemães, que derrotaram os poloneses na decisão do terceiro lugar por 31 a 25. O dinamarquês Mikkel Hansen ganhou o prêmio de melhor jogador do torneio masculino de handebol.
Feminino
Resultado
Rússia
França
Noruega
Brasil (5º lugar) - eliminado nas quartas de final
No torneio feminino, a equipe comandada pelo dinamarquês Morten Soubak finalizou a fase de grupos com uma ótima campanha. Foram quatro vitórias contra fortes equipes, 31 a 28 na Noruega, 26 a 13 na Romênia, 28 a 24 na Angola e 29 a 23 na equipe Montenegro, e apenas uma derrota, 29 a 24 contra a Espanha. Tais resultados deram o primeiro lugar do grupo A ao Brasil.
Nas quartas de final, as brasileiras não conseguiram impor o seu handebol apresentado na primeira fase e o sonho da inédita medalha de ouro do time campeão mundial de 2013 acabou com uma triste derrota para as holandesas por 32 a 23.
O ouro ficou com a Rússia, que ganhou seu primeiro título olímpico ao derrotar na final a França por 22 a 19, que assim como no torneio masculino, ficou com a medalha de prata. Já o bronze ficou com a campeã olímpica de 2012, a Noruega, que derrotou por 36 a 23 a equipe da Holanda. A russa Anna Vyakhireva foi eleita a jogadora mais valiosa do torneio feminino, que teve como artilheira a norueguesa Nora Mork, com 62 gols.
Foto: Reuters
0 Comentários