Últimas Notícias

Três medalhistas de ouro e uma de bronze em Pequim-2008 perdem suas medalhas após reanálises de exames antidoping

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que oito atletas que disputaram os Jogos Olímpicos de Pequim-2008 e Londres-2012, sendo quatro medalhistas de Pequim, tiveram seus resultados anulados devido a resultados positivos para substâncias proibidas serem obtidos por meio das reanálises nas amostras coletadas durante a competição.

As três medalhistas de ouro que perderam suas medalhas são todas chinesas atletas do Levantamento de Peso. Cao Lei, campeã da categoria até 75kg e Chen Xiexia, campeã na categoria até 48kg, testaram positivo para as substâncias GHRP-2 e GHRP-2 M2, que agem para liberar hormônio do crescimento no organismo e causam ganho de massa. Já Liu Chunhung, campeã da categoria até 69kg, testou positivo para as mesmas substância que Cao e Lei, além de sibutramina, medicamento que causa perda de peso. Devido a similaridade entre os casos, o COI abriu sindicância contra a Federação Chinesa de Levantamento de Peso, seus técnicos e oficiais do esporte no país, sendo que a Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF) deve suspender o país das competições por um ano.

A outra atleta que perdeu sua medalha obtida em Pequim-2008 foi a bielorrussa Nadzeya Ostapchuk, bronze na prova do Arremesso de Peso. Ela testou positivo para turinabol, que propicia aumento na força e tamoxifen, que evita o dano colateral do uso de outras drogas.

Os outras atletas que foram desclassificados são Darya Pchelnik, de Belarus, quarto lugar no Lançamento de Martelo em Pequim-2008, que testou positivo para turinabol; Sibel Şimşek, quarta colocada na categoria até 63kg do Levantamento de Peso em Londres-2012, que testou positivo para turinabol e stanozolol, que auxilia o aumento de massa muscular; e Intigam Zairov, do Azerbaijão, que originalmente foi o sexto no Levantamento de Peso até 94kg em Londres-2012, e Norayr Vardanyan, da Armênia, que disputou a mesma prova, terminando originalmente na décima primeira posição, que testaram positivo também para turinabol.

Foto: Streeter Lecka/Getty Images

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar