A adoção pelo Comitê Olímpico Francês do slogan em inglês “Made for sharing” (Feito para compartilhar) como apoio da candidatura de Paris para sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024 causou bastante insatisfação em alguns segmentos da sociedade francesa, como nos Guardiões da Língua Francesa, que não gostaram nada da ideia.
Outro grupo que possui o objetivo de defender o uso da língua oficial do país no slogan disse que a escolha era um insulto à língua francesa, e propôs a frase "Venez partager!" (Venham e compartilhem!) ao invés da atual. Eles disseram que iriam apresentar um recurso oficial contra a adoção do slogan inglês.
Já a Academie Francaise, expressando sua desaprovação, disse que o slogan já havia sido amplamente utilizado em campanhas publicitárias, principalmente para a venda de pizzas e doces.
"Os países francófonos vão ficar surpresos e indignados por Paris, capital do mundo francófono, se inclinar diante de uma língua que não é só a de Shakespeare, mas é a de Donald Trump.", disse Bernard Pivot, conhecido por defender a cultura francesa.
Paris, Los Angeles e Budapeste estão disputando o direito de sediar os Jogos de 2024, e o Comitê Olímpico Francês disse que escolheu o slogan em inglês para ampliar seu apelo para todo o mundo.
Foto: AFP
Foto: AFP
0 Comentários