A União Internacional de Biatlo (IBU) anunciou que a cidade russa de Tyumen não será mais sede do Mundial de Biatlo de 2021. A decisão foi tomada com base nas inúmeras denúncias sobre um suposto esquema estatal de doping.
A posição da IBU já era esperada pela comunidade internacional, já que desde que a cidade foi eleita, no último mês de setembro, o presidente da entidade, Anders Besseberg, havia dito que se mais revelações sobre o esquema de doping na Rússia viessem a público a decisão seria revista.
Na eleição que acabou por escolher a sede do Mundial de 2021, Tyumen derrotou Pokljuka (Eslovênia) e Nové Město (República Tcheca) logo na primeira votação, o que imediatamente causou protestos de países como Estados Unidos, Canadá e Noruega. Agora, a IBU realizará uma no eleição para determinar a nova sede do torneio no ano que vem.
Também se esperava que a IBU anunciasse reformas em sua política antidoping, como punições mais severas para atletas e países que falhassem nos testes, mas isso não ocorreu mesmo com o forte apoio de atletas e treinadores, que se disseram frustrados com a decisão.
De acordo com a IBU, a entidade não pode reforçar suas políticas antidoping pois tem que agir em conformidade com o que estabelece a Agência Mundial Antidoping (WADA).
Foto: IBU/Peer Iange
0 Comentários