O Daily Mail informou que os chefes da US Anti-Doping Agency (USADA) pediram as amostras de Mo Farah das 4 vezes que ele foi campeão Olímpico, para que possam ser testadas para substâncias que aumentam o sangue.
O pedido foi com questões a cerca de Alberto Salazar o treinador de Mo Farah. Salazar é acusado de pedir para seus atletas tomem substâncias para aumentar o desempenho.
Salazar, que dirige o Projeto Nike Oregon, e Sir Mo negaram veementemente todas as alegações de que estão envolvidos na quebra de leis antidoping.
De acordo com o artigo do Mail, os patrões da USADA acreditam que têm provas suficientes para re-testar as amostras de atletas envolvidos com o esquema de Salazar.
Uma das substâncias que os investigadores da USADA querem testar é a eritropoietina, também conhecida como EPO.
No entanto, os chefes da UKAD ainda estão à espera de mais informações de seus homólogos americanos antes de tomar uma decisão.
Em uma declaração divulgada hoje, a diretora executiva do UKAD, Nicole Sapstead, disse que a organização aproveita de uma "excelente relação de trabalho" com a USADA e criticou as fontes que deram informações ao jornal nacional.
"Devido ao fato de que a investigação se concentrou em uma base de treinamento nos Estados Unidos, mas contou com atletas britânicos, USADA e UKAD trabalharam em conjunto nesta investigação", disse Sapstead.
"UKAD continua a condenar fortemente o vazamento de informações que só serve para alimentar rumores e insinuações e tem o potencial de minar o princípio da confidencialidade que é crucial para as investigações anti-doping robustas e completas".
"Se qualquer indivíduo ou organização possui qualquer informação pertinente relacionada com as alegações antidoping, eles são incentivados a fazer isso conhecido pelo UK Anti-Doping".
As investigações cercaram Salazar desde que um programa da BBC Panorama em 2015 fez alegações contra ele.
O corredor Galen Rupp, que ganhou a medalha de prata em Londres 2012 nos 10,000 metros, tinha sido pego no doping em 2002 para o uso de testosterona, quando ele tinha 16 anos de idade.
Juntamente com Salazar, Rupp nega as alegações.
Foto:Getty Images
0 Comentários