Paris já se prepara para cumprir um dos legados prometidos se a cidade fosse sede dos Jogos olímpicos: A limpeza do Rio Sena. Com a expectativa de que o local seja usado para as competições triatlo e maratona aquática, Paris pretende instalar esterilizadores ultravioletas que purificam a água, além de bacias de armazenamento de água da chuva. A prefeitura ainda proibirá barcos que possam sujar o rio.
Apesar do projeto de limpeza, a qualidade da água do rio Sena já apresentou melhoras nas últimas décadas, após os níveis de poluição do rio o tornarem biologicamente morto na década de 60. Atualmente, 35 espécies diferentes de peixes vivem por lá, enquanto que, nos anos 70, eram apenas duas.O rio Sena, que tem 776 km de extensão corta a capital francesa. Nos Jogos olímpicos de 1900, O rio sediou as provas de Remo, natação e pólo aquático.
Pelo acordo acertado entre as três partes, Paris receberá 1,7 bilhão de dólares (R$ 5,3 bilhões) do COI para organizar os Jogos de 2024, o que poderá ser usado para a limpeza do rio Sena.
foto: Divulgação
0 Comentários