O segundo dia de eliminatórias individuais do Mundial de Canoagem Slalom, em Pau, França, recebeu as disputas da C1 masculina e da K1 feminina. E, assim como no primeiro dia, o Brasil conseguiu classificações para a próxima fase.
Nunca na história dos mundiais de canoagem slalom um brasileiro havia passado das eliminatórias da C1 masculina até o dia de hoje. Felipe Borges da Silva, representante do Brasil na prova nos Jogos do Rio, era só sorrisos após conquistar tal feito.
Para alcançar as semifinais, o atleta precisou fazer duas descidas, uma espécie de repescagem. Na primeira, completou o percurso com uma prova limpa, apenas 6s53 atrás do francês Denis Gargaud Chanut atual campeão olímpico e líder das eliminatórias da prova. O tempo porém rendeu apenas o 32° lugar, não suficiente para uma classificação direta. Na repescagem, Felipe fez o tempo de 87s94, equivalente a nona colocação e uma inédita vaga para as semifinais, tanto para sua carreira quanto para o país.
Outros dois atletas brasileiros remaram hoje na C1, porém não avançaram. Charles Corrêa, atleta olímpico nos Jogos do Rio na extinta categoria olímpica da C2, terminou a disputa em 35° lugar. Já Leonardo Curcel ficou com a 53a colocação.
Quem também precisou de repescagem para avançar foi a experiente, porém jovem, Ana Satila que para alcançar as semifinais de sua segunda prova precisou remar duas vezes nos vinte e três obstáculos do Pau-Pyrénees Whitewater Center. A primeira descida não foi boa, somando três penalidades e marcando 11s05 atrás de Fionna Pennie, britânica líder da classificatória. Já na repescagem, uma prova limpa e perfeita, marcando 87s 97, a segunda melhor marca das eliminatórias.
Omira Estácia, que aos dezessete anos rema em seu primeiro mundial, errou uma porta e levou 50 segundos de punição, terminando no 57° lugar. A espanhola Maialen Chourraut, atual campeã olímpica, avançou ficando em quinto lugar nas eliminatórias.
As semifinais e finais de ambas as categorias acontecerão no sábado. Na etapa de amanhã (29) ocorrerão as disputas de semis do K1 masculino, com Pedro Henrique "Pepê" Silva, e do C1 feminino, com Ana Satila. Caso avancem, disputarão as finais com início as 9 da manhã no horário de Brasília e transmissão dos canais SporTV.
0 Comentários