Últimas Notícias

Tochas olímpicas de Inverno - Cortina D'Ampezzo 1956

Mais vez tivemos uma tocha acesa com uma chama não olímpica, isto é, que não foi acesa na cidade grega de Olímpia. A tocha, que foi feita por Ralph Lavers e é o mesmo modelo usado nos jogos de verão de Londres 1948 e Melbourne em 1956, foi acesa no degraus do templo de Júpiter Capitolino em Roma, usando um tripé importado de Olímpia no dia 22 de janeiro de 1956.o primeiro a carregar a tocha foi Adolfo Consolini. 

A chama foi levada ao aeroporto e decolou para Veneza, onde viajou de gôndola até a cidade de Mestre. E depois a tocha olímpica foi de patins até Cortina D'Ampezzo. Em 25 de janeiro, no dia anterior à cerimônia de abertura, a chama foi levada pelos esquiadores de Zuel, perto de Cortina, até o refúgio de Duca d'Aosta, situado a 2.098 m, onde passou a noite.

 No dia 26 de janeiro, no dia em que os Jogos foram abertos, o medalhista de ouro olímpico de inverno 1952, Zeno Colò carregava a chama pelos esquis para Cortina. tochas de fogo foram usados ​​para iluminar o caminho da chama ao longo do vale. Em Cortina, outros dois atletas olímpicos, Severino Menardi e Enrico Colli, revezaram para levar a chama ao estádio. 

Uma vez lá, o patinador de velocidade Guido Caroli patinou com o estádio lotado. Nem mesmo os cabos de televisão que o fizeram tropeçaram durante a corrida o impediram de acender a pira olímpica.

foto: COI

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar