Os presidentes das Federações da Austrália e da Filipinas de basquete assinaram um pedido de desculpas conjunto oficial pela briga generalizada pelas equipes dos dois países na última segunda feira(2). Através de um comunicado, o australiano Ned Coten e o filipino Alfredo Panlilio assumiram a responsabilidade pela confusão e afirmaram estar colaborando com a FIBA, que abriu um processo para investigar e analisar o caso. a Entidade não descarta punição às seleções.
Na segunda-feira, em partida das Eliminatórias para o Mundial, jogadores de Austrália e Filipinas, além de torcedores e funcionários, protagonizaram uma briga generalizada na quadra que resultou em 13 expulsões. A confusão começou após uma disputa no garrafão em que o australiano Chris Goulding é derrubado depois de um contato com o filipino Roger Pogoy. Daniel Kickert tomou as dores do companheiro de time e deu uma cotovelada em Pogoy. A partir daí, a briga começa com quase todos os jogadores das duas seleções. Socos, chutes e cadeiras sendo arremessadas podem ser vistos durante a confusão.
Após a partida, que foi encerrado no fim do terceiro quarto com vitória australiana, a Federação Internacional de Basquete abriu um processo de investigação para analisar o caso e punir os envolvidos.
Confira o comunicado
"Após o incidente ocorrido durante a partida das Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo de Basquete FIBA 2019 entre nossos dois times profissionais masculinos na segunda-feira, 2 de julho, gostaríamos de fazer o seguinte comunicado:
Lamentamos profundamente dos eventos que aconteceram durante o jogo. As ações mostradas não tem espaço em qualquer quadra de basquete.
Gostaríamos de pedir desculpas a toda comunidade do basquete do mundo - e em participar aos nossos fantásticos torcedores de Austrália e Filipinas - pelo comportamento mostrado pelos dois times e por manchar o jogo do basquete.
Aceitamos totalmente nossas responsabilidades e estamos colaborando com o processo que está em andamento para investigar os incidentes.
Vamos fazer tudo que estiver ao nosso alcance para evitar que isso se repita. Basquete é uma força única de união e estamos buscando continuar a unir pessoas com espírito de amizade e esportivo."
foto: AFP
0 Comentários