Nesta semana, os holofotes do Movimento Olímpico estão voltados para Doha, capital do Catar. Enquanto os atletas do Time Brasil disputam a primeira edição dos Jogos Mundiais de Praia, o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley Teixeira, e o diretor geral da entidade, Rogério Sampaio, representam o país na 24ª Assembleia Geral da Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais (ANOC, sigla em inglês), que está sendo realizado entre os dias 17 e 18 de outubro e reúne representantes de mais de 100 países.
“É importante para o COB estar presente em um evento deste porte. Trata-se de um encontro que nos mantêm atualizados em relação aos assuntos referentes aos Comitês Olímpicos Nacionais e ao Movimento Olímpico em geral”, explica Paulo Wanderley, que tem acompanhado algumas reuniões que antecedem a Assembleia Geral.
Nesta segunda-feira, por exemplo, em encontro promovido pela Comissão da Educação, da qual Paulo Wanderley faz parte, discutiu-se a importância dos programas de transição de carreira do atleta. Referência no assunto, o COB possui um programa de suporte e planejamento à formação dos atletas desde 2011 (Programa de Carreira do Atleta).
Já na Assembleia Geral, os assuntos principais envolvem questões administrativas, como explica Rogério Sampaio: “essa é uma reunião anual, em que são apresentados relatórios de diversas comissões, como a de finanças e a técnica. Então, os representantes dos Comitês Olímpicos Nacionais discutem por dois dias o que está acontecendo no Movimento Olímpico e quais são as propostas para o ano seguinte.”
Foto: COB/Miriam Jeske
0 Comentários