Campeã olímpica, nadadora Rūta Meilutytė é suspensa por dois anos por violação antidoping


A lituana Rūta Meilutytė, ouro nos 100m peito em Londres-2012, foi banida pela Federação Internacional de Natação (FINA) por dois anos após perder três testes antidoping no período de 12 meses. A suspensão data o início em julho de 2019 e término em 20 de julho de 2021.

Com o banimento, a atleta de 22 anos está fora dos Jogos de Tóquio-2020. Mesmo tendo anunciado sua aposentadoria do esporte assim que foi notificada das violações cometidas, em maio de 2019, ela manifestou desejo de retornar às piscinas para disputar uma nova Olimpíada pouco antes de sua audiência.

Meilutytė até pediu uma punição de apenas um ano para que pudesse disputar sua última edição olímpica, mas a FINA não acatou e a baniu por dois anos. Ainda assim, a nadadora assumiu responsabilidade por seus erros e disse que não conseguiu atualizar seu paradeiro corretamente por estar "viajando pela Lituânia".

A FINA decidiu que não havia flexibilidade onde “um padrão de paradeiro de última hora muda ou outra conduta levanta uma séria suspeita de que o atleta estava tentando evitar estar disponível para os testes”.

Meilutytė foi campeã olímpica em Londres-2012 quanto tinha apenas 15 anos de idade. Dois anos mais tarde, conquistou dois ouros nos Jogos Olímpicos da Juventude. A lituana também foi campeã mundial em 2013. Na Rio-2016, terminou a final dos 100m peito, sua especialidade, em sétimo lugar.

Foto: Tim Binning/SwimPictures.com

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar