Já está em funcionamento a Equipe Nacional Permanente – ENP de Canoagem Sprint em Atibaia no Estado de São Paulo. Serão dois grupos treinando na cidade, um formado pelos atletas Caio Vieira Rodrigues, Eduardo Apollo, Josias Castanha de Souza e Leonardo Matos e os canoístas da Equipe Sênior que estão na preparação para o Campeonato Pan-americano de Curitiba que será a seletiva para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020: Pedro Henrique Helena da Costa, Patrick Elieser da Luz Faustino, Edson Isaias Freitas da Silva.
As duas equipes contam com a supervisão e treinamento de Thiago Oliveira Borges.
Os treinos são realizados represa da Usina da Usina de Atibaia, o local permite que os atletas tenham uma reta de até dois quilômetros de extensão que já foram balizadas pela CBCa. Além disso o raio da lagoa permite que os canoístas realizem voltas de até cinco quilômetros durante o período de preparação de base. “Isso nos auxilia para que os treinamentos na água sejam um pouco menos monótonos”, comenta Thiago o treinador dos atletas.
A estrutura é completa, a equipe conta também com moradia, alimentação e treinamentos (na água e complementares, como musculação e ergometria) no mesmo lugar. “Tal característica otimiza, principalmente, a recuperação dos atletas, uma vez que estes têm pouco ou quase nenhum deslocamento, para realizar todas as atividades necessárias”, completa Thiago.
Para o atleta Edson Silva, o Edinho, o local de treino é muito bom para treinar e principalmente por estar no meio da natureza. “É um lugar estratégico para se concentrar e fazer a preparação para as próximas competições, gostei muito daqui”, afirma. O mesmo pensamento é compartilhado pelo canoísta Patrick Eliezer, “é um lugar afastado, então ela é praticamente só nossa durante a semana, o clima é bom e com isso estamos evoluindo desde que chegamos aqui”, comenta.
De acordo com Alvaro Kolowski, supervisor da modalidade de Canoagem Velocidade, a represa de Atibaia oferece excelentes condições de treinamento e que é um ótimo local para a ENP do Caiaque Masculino.
“Estamos investindo nos nossos melhores atletas na categoria de base e pensando lá na frente. Temos duas equipes distintas em Atibaia uma pensando ao longo prazo e também o estágio temporário que estão se preparando para o Campeonato Pan-americano em Curitiba, com esses investimentos em um futuro breve teremos bom retorno”, comenta Alvaro Kolowski, supervisor da modalidade de Canoagem Velocidade.
Além de Atibaia, a Canoagem Sprint manterá a ENP de Lagoa Santa/MG que existe desde 2015 a nova ENP em Capitólio/MG para a Canoa e o a ENP de Cascavel no Paraná para o Caiaque Feminino.
Foto: Divulgação
0 Comentários