Uma semana após conquistar cinco medalhas no Grand Prix de Tel Aviv, a seleção brasileira de judô manteve o bom rendimento e voltou a ter atletas no pódio, neste sábado (01), em Abertos Europeus. Em Sófia, na Bulgária, Phelipe Pelim e Allan Kuwabara foram, respectivamente, ouro e bronze entre os ligeiros, enquanto Larissa Pimenta conquistou um bronze ao derrotar a compatriota Sarah Menezes na disputa pela medalha em Odivelas, Portugal.
Phelipe Pelim disputou seu primeiro torneio do Circuito Mundial em 2020 e já estreou com o pé direito, conquistando o ouro da categoria até 60kg. Para realizar o feito, teve que vencer quatro lutas - todas por ippon - até chegar à final, onde encaixou um waza-ari no golden score sobre Oruj Valizada, do Azerbaijão. Com a conquista, Pelim somou importantes 100 pontos no ranking olímpico.
O azeri medalhista de prata foi o carrasco do outro brasileiro da categoria, Allan Kuwabara. Os dois se encontraram nas quartas-de-final e Valizada se deu melhor, vencendo e avançando às finais. Apesar da derrota, Kuwabara conseguiu se recuperar e ainda ficou com o bronze, após vencer o marroquino Issam Bassou, na repescagem, e o francês Cedric Revol, na luta da medalha.
A terceira e última medalha brasileira do dia veio com Larissa Pimenta, que venceu Sarah Menezes num confronto totalmente verde e amarelo pelo bronze da categoria até 52kg. Antes, Pimenta havia vencido duas lutas e só perdeu para Rina Tatsukaya, do Japão, na semi-final (mais tarde, a japonesa se consagraria campeã).
Sarah também teve uma algoz japonesa em Portugal. Mako Ushio foi a responsável por derrotar a brasileira nas quartas. A campeã olímpica de 2012 ainda conseguiu se recuperar e venceu a anfitriã Teresa Santos na repescagem, mas perdeu novamente em seguida e saiu sem medalha.
Além de Sarah e Larissa, Samara Oliveira, da categoria até 63kg, foi a outra brasileira a competir no Aberto de Odivelas. Coincidentemente, ela também foi eliminada por uma japonesa. Anzu Yamamoto foi a responsável por derrotá-la logo em estreia.
No Aberto de Sófia, Willian Lima (66kg), Marcelo Contini (73kg) e Michael Marcelino (73kg) foram os representantes do Brasil além da dupla medalhista dos ligeiros. Willian e Marcelo caíram na primeira luta, e Marcelino chegou a vencer uma, mas foi derrotado nas oitavas por Salvador Cases Roca, da Espanha.
As duas competições são preparatórias para o Grand Slam de Paris, que acontece na próxima semana, e continuam neste domingo, com mais brasileiros em ação. Danielle Karla Oliveira (70kg) e Beatriz Souza (+78kg) lutam em Portugal, enquanto Guilherme Schimidt (81kg) representa o Brasil na Bulgária.
Foto: Divulgação/EJU
0 Comentários