Últimas Notícias

Surto História - O passado olímpico de Bud Spencer



Quem assistiu muita 'sessão da tarde' nos anos 80 e no início dos 90 com certeza era fã das comédias pastelonas cheia de pancadaria protagonizada pela dupla Bud Spencer e Terence Hill. Mas você sabia que apesar dos nomes americanos, os dois eram italianos e Bud foi um atleta olímpico, muito respeitado no país da bota?

Muito antes do estrelato, Bud Spencer era conhecido pelo seu verdadeiro nome: Carlo Pedersoli. Ele era um jovem nadador italiano de 20 anos e de quase 2 metros de altura, que ao voltar da Itália em 1949 após trabalhar dois anos no consultado do país na cidade brasileira de Recife, entrou para Lazio, para fazer parte da equipe de natação do famoso clube. Nos 100 metros livre, Carlo se encontraria e faria história.

Ele se tornaria o primeiro italiano na história a nadar 100 metros nado livre abaixo de 1 minuto. Seus bons resultados o credenciaram a disputar o campeonato europeu e nos Jogos do Mediterrâneo, onde ficou com a prata na sua prova favorita.

Antes de se tornar Bud Spencer, Carlo Pedersoli fez história na natação italiana 

Carlo esteve presente nas olimpíadas de Helsinque em 1952, parando na semifinal nos 100m livre com 58s9. ele também fez parte no revezamento 4x200m, mas a Itália não avançou na fase final. Carlo continuou a dominar os 100m livre na Itália, onde se tornou sete vezes campeão nacional consecutivo e passou a revezar entre a natação e o polo aquático, onde foi ouro com a seleção nos Jogos do Mediterrâneo de 1955. 

Em 1956, Carlo esteve nos Jogos de Melbourne, onde mais uma vez caiu na semifinal dos 100m livre com o tempo de 59s. Em 1957, resolveu encerrar a carreira de nadador aos 28 anos e foi seguir carreira como ator, profissão que ele já seguia em paralelo ao esporte. Carlo já tinha feito algumas pontas em filmes italianos e passou a aparecer nas grandes telas com mais frequência.

Mas ele só ganhou fama quando passou a fazer filmes 'Western Spaghetti' - filme de temática de velho oeste norte americano feito por cineastas italianos, que transpassaram a barreira do país e tomaram o mundo - e adotou o nome artístico de Bud Spencer (o primeiro em homenagem a sua cerveja favorita e o segundo ao ator Spencer Tracy). Ao encontrar nas telas o ator Terence Hill (que também era italiano e se chamava Mario Giuseppe Girotti), encontrou o parceiro de aventuras ideal para se tornar astro de comédias de ação nos 70 e 80, com seus filmes fazendo muito sucesso pelo mundo, inclusive no Brasil.

O passado na natação de Bud Spencer não foi esquecido na Itália, com ele ganhando da Federação Italiana de Natação o “Caimano d’Oro”, uma comenda de reconhecimento pela sua expressão no esporte nacional em 2005. Em 2010, ganhou o prêmio Davi di Donatello pelo conjunto da sua obra no cinema. Ele faleceu em 2016, aos 86 anos, deixando um enorme legado no cinema mundial e no esporte italiano, recebendo homenagens de ambos.

Fotos: Wikpedia e Divulgação

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar