Matthias Steiner tinha um grande desafio em Pequim 2008. Conseguir levantar 258kg na final da categoria mais de 105kg, marca que nunca tinha conseguido na carreira para ficar com o ouro. Mas Steiner estava inspirado naquele dia. Sem estar cotado entre os favoritos ao ouro, o austríaco naturalizado alemão vinha enfileirando boas marcas naqueles jogos olímpicos e já tinha o bronze garantido, um ótimo resultado, antes daquela última tentativa. Mas Matthias tinha a promessa de dedicar a medalha de ouro a alguém especial.
Após os jogos de Atenas de 2004, Steiner teve problemas burocráticos com a confederação do seu país e resolveu se naturalizar alemão, nacionalidade de sua esposa Susann. Tudo caminhava bem para ele representar bem a Alemanha em Pequim, quando em um acidente de carro em julho de 2007 fez uma verdadeira tragédia na vida de Steiner. Susann não resistiu ao impacto e morreu.
"Depois do acidente da minha mulher, eu senti que minha vida havia terminado também. Mas, depois de três semanas e com dez quilos a menos, Frank Mantek, chefe da delegação da Alemanha, veio para mim e disse: “Você pode. Diga sim ou não. Mas você precisa decidir agora se quer começar a se preparar para a Olimpíada. Porque temos menos de um ano, menos de um ano para trabalhar por uma medalha”. Disse Streiner.
E Matthias Streiner trabalhou duro pela medalha de ouro, um sonho distante na teoria, mas ele faria de tudo para conquistá-la para dedicar a sua falecida esposa, uma promessa que ele faria questão de cumprir.
Na decisão em Peequim, Evgeny Chigishev levantou 250kg, somando nove a mais que o alemão no total e Steiner ia para sua última tentativa. O vídeo da sua tentativa foi um dos primeiros virais esportivos da internet. Ele demonstrava total concentração e suava como se ele pudesse tirar todo o nervosismo de seu corpo. Os 258kg eram uma marca muito difícil de ser batida, era a primeira vez que ele tentava. Mas ele arriscou tudo pelo ouro e demonstrando uma força extraordinária, conseguiu atingir a marca pela medalha dourada. Sua explosão após o feito foi um dos grandes momentos dos jogos de Pequim. No pódio, Steiner fez questão de levar a foto de sua falecida esposa junto para celebrar aquele momento.
Steiner virou uma celebridade instantânea na Alemanha. Ele ganhou o prêmio de melhor atleta alemão de 2008, o primeiro halterofilista a ganhar o prêmio de personalidade esportiva do ano, e participou de diversos programas de TV no país. Ele foi vice-campeão mundial em 2010 e em 2013 ele encerrou a carreira. Diabético, Steiner resolveu emagrecer 45kg e fazer palestras sobre os males do excesso de açúcar. Ele casou novamente em 2010, teve dois filhos e além de palestrante, também segue a carreira de cantor. Veja o clipe da música 'Zuruckgeliebt':
foto: AFP
0 Comentários