Últimas Notícias

Wada não consegue audiência pública sobre caso de doping com a Rússia no CAS


A  solicitação da Agência Mundial Antidopagem (Wada) para realizar a audiência pública do Tribunal de Arbitragem do Esporte (CAS) no prolongado caso de doping russo envolvendo a Agência Russa de Antidopagem (Rusada) em público foi rejeitada devido à "ausência de um acordo entre todas as partes interessadas".

O CAS também confirmou hoje que a audiência do procedimento, desencadeada após apelar contra o pacote de sanções proferidas pela Wada, não aconteceria antes do final de abril - aumentando a possibilidade do caso sendo adiado, algo que que deixa em aberta a participação russa nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020.

Organizações, incluindo o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Olímpico Russo (ROC), e vários atletas russos sem nome, foram aprovados pelo CAS como "partes intervenientes". A Wada havia pedido que a audiência, crucial para o resultado do caso, fosse realizada em público "para garantir que todos entendam o processo e ouçam os argumentos". A Rusada também apoiou a sugestão, sugerindo que um dos outro órgãos se recusou a essa ideia.

A Rusada recorreu da suspensão da Wada que proíbe a presença da bandeira russa em Jogos Olímpicos e Mundias, além de impedir que o país concorra para sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2032 e destituída de qualquer outro Campeonato Mundial que tenha sido escolhida como anfitriã.

Apenas atletas russos que puderem provar que não foram envolvidos no escândalo de doping ou na ocultação subsequente serão liberados para competir como neutros em grandes eventos, incluindo Tóquio 2020. Entretanto, as sanções não entrarão em vigor até que o CAS tome sua decisão final.

Foto: Maxim Shemetov/Reuters

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar