Últimas Notícias

Duas semanas após adiamento dos Jogos Olímpicos, Japão deve declarar estado de emergência nesta terça


A situação do coronavírus no Japão, país que hospedará os Jogos Olímpicos de 2021, está se complicando cada vez mais. Com um crescente número de casos confirmados de Covid-19 nos últimos dias, o primeiro-ministro Shinzo Abe será obrigado a decretar estado de emergência no país. A medida deverá entrar em vigor já a partir desta terça-feira, 07, e terá duração inicial de um mês, podendo ser estendida.

Ao todo, quase 4 mil pessoas foram infectadas pelo coronavírus e 85 morreram no Japão. O decreto funcionará para sete prefeituras, tendo como alvos principais duas das maiores cidades japonesas: Osaka e Tóquio, que tiveram uma explosão de casos nesta semana.

Principalmente, Tóquio, a cidade-sede da próxima edição do maior evento esportivo do planeta, tem registrado um preocupante crescimento de infectados desde que o adiamento dos Jogos Olímpicos foi confirmado, em 24 de março. O recorde de casos na capital japonesa em 24 horas aconteceu no domingo (143), superando a casa dos 100 pelo segundo dia seguido. Nesta segunda-feira, 06, o número abaixou consideravelmente, com 83 confirmações.

A declaração oficial de estado de emergência permitirá às autoridades locais decretar o fechamento de escolas e serviços não-essenciais, além de instruir as pessoas para que fiquem em suas casas. Vale lembrar que parte das escolas japonesas já estavam fechadas desde meados de fevereiro, a pedidos do primeiro-ministro.

Especialistas e líderes do próprio governo já vinham pedindo que Abe decretasse o estado de emergência há algum tempo, preocupados com um possível colapso do sistema de saúde. Cerca de 750 leitos foram disponibilizados para tratar de pacientes com a Covid-19 em Tóquio, e o número de infectados na cidade já ultrapassou essa marca.

A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, disse que a Vila Olímpica, que ficará sem uso durante 16 meses, pode ser utilizada como hospital temporário para receber pacientes com o coronavírus. O governo federal anunciou que vai disponibilizar um fundo emergencial de cerca de U$ 990 bilhões para auxiliar no combate ao coronavírus em todo o país.

Foto: Charle Triballeau/AFP

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar