Técnica da seleção brasileira de futebol feminino, Pia Sundhage foi eleita a “Mulher Sueca de 2020”. A ativista Greta Thunberg havia levado a distinção em 2019. O prêmio foi distribuído pela SWEA International, Associação Educacional de Mulheres Suecas, que reúne suecas que moram dentro e fora do país.
“Me sinto orgulhosa de ser nomeada Mulher Sueca do Ano pela SWEA. Porque isso significa que o futebol feminino está sendo notado. E vale a pena. Obrigada”, agradeceu Pia ao receber o prêmio.
Em busca do inédito ouro olímpico entre as boleiras, a treinadora já levou o Brasil a seis vitórias, quatro empates e somente uma derrota, e o país está subindo no ranking da FIFA, atualmente em oitavo lugar.
“Pia Sundhage é a maior estrela da Suécia no futebol feminino – uma pioneira! Através de sua longa carreira como jogador de futebol, treinador de futebol e na seleção nacional da Suécia, EUA e Brasil, Pia colocou a Suécia no mapa do mundo. Como uma das primeiras profissionais internacionais no futebol feminino, ela inspirou muitas mulheres e, como treinadora, destaca as mulheres e a Suécia, espalhando nossa base de valores onde atua no mundo. Pia é um excelente embaixadora do que há de melhor na Suécia e ainda inspira muitos jovens jogadoras de futebol ao redor do mundo”, afirmou a SWEA International na justificativa pela escolha de Pia.
Foto: Mauro Horita / CBF
0 Comentários