A Federação Internacional de Canoagem (ICF) anunciou, na última quarta-feira (30), que o Campeonato Mundial Júnior e Sub-23 de Canoagem Slalom de 2021 foi cancelado. A competição ocorreria em abril do ano que vem no Vector Wero Whitewater Park, em Manukau, na Nova Zelândia, mas os impactos da pandemia de Covid-19 sobre o calendário do esporte levaram a decisão de não realizar o evento.
"É óbvio que temos um longo caminho pela frente e nossas fronteiras internacionais podem não estar abertas novamente por algum tempo", disse o chefe da Federação Neozelandesa de Canoagem Slalom, Kerry Bloor. "Embora os esforços contra a Covid-19 da Nova Zelândia signifiquem que os concorrentes estariam mais seguros aqui do que em quase qualquer outro lugar do mundo, provavelmente ainda existem obstáculos consideráveis para realmente se chegar até aqui, levando em consideração o acesso às fronteiras e o aumento dos custos de viagem."
"Não queremos sediar nada além de um campeonato mundial completo, onde a entrada é aberta e acessível a todos, portanto, para preservar o prestígio do evento, essa era a única opção", acrescentou.
O presidente da ICF, Jose Perurena, também comentou sobre o cancelamento, destacando o momento difícil vivido pelo esporte mundial e a prioridade dada à saúde dos atletas e dos demais profissionais envolvidos na realização do torneio.
"Embora obviamente estejamos desapontados com o cancelamento dos Campeonato Mundial Sub-23 e Júnior de 2021, nós entendemos e simpatizamos completamente com nossos amigos da canoagem da Nova Zelândia", disse Perurena. "Este é um momento difícil e incerto para todos, e muitas decisões muito difíceis estão sendo tomadas. Estamos confiantes de que, quando essa terrível pandemia acabar, teremos novamente a oportunidade de trabalhar com grandes anfitriões como a Nova Zelândia para organizar os melhores eventos possíveis."
A ICF já havia cancelado todos os eventos do calendário da entidade previstos para este ano, tanto nas provas de velocidade, quanto nas de slalom e na paracanoagem. O próprio Mundial Júnior e Sub-23 de slalom de 2020, que ocorreria na Eslovênia, também foi suspenso.
Foto: Reprodução/ICF
0 Comentários