Faltando exatamente um mês para o retorno do circuito mundial de tênis (feminino-WTA), a sexta-feira (3), ficou marcada também por mais uma tentativa de realização de um evento esportivo com público durante a pandemia de coronavírus. Foi o All-American Team Cup, torneio que conta com os oito melhores tenistas norte-americanos e está sendo sediado em Atlanta, nos Estados Unidos.
Sem as polêmicas do Adria Tour, evento promovido pelo tenista sérvio Novak Djokovic, na região dos Bálcãs, sudeste europeu, a organização do All-American Team Cup demonstrou muita disciplina e rigor com os protocolos para garantir a segurança da saúde de jogadores, torcedores e trabalhadores do local.
Previsto para terminar em 5 de julho, o primeiro dia do evento contou com ocupação de aproximadamente 30% da capacidade total, recebendo cerca de 450 pessoas durante as partidas. O público seguiu as regras de distanciamento social e não ocuparam os lugares pré determinados que garantiram a segurança. Além disso, muitas pessoas estavam utilizando máscara. Em ambientes além das arquibancadas, apenas as pessoas que compareceram em grupos foram vistas próximas umas das outras.
Dentro de quadra o rigor foi o mesmo. Nada de contato físico pré e pós partida e apenas juiz de cadeira, um juiz de linha e os atletas puderam ficar na parte de dentro. Nem os pegadores de bola foram liberados para estar em quadra.
As partidas
Após seguir todos os protocolos corretamente (incluindo a testagem de funcionários e tenistas) o campeonato teve sua abertura decretada, com a partida entre Frances Tiafoe (81º) e Sam Querrey (45º).
A vitória foi conquistada por Tiafoe, que anotou parciais de 6-4 e 7-6 (5) para vencer em 1h57 de partida. Apesar dos 17 aces disparados por Querrey, dez só no primeiro set, foi o jovem tenista norte-americano que conquistou a quebra de serviço para pavimentar o caminho ao triunfo.
No entanto, o segundo set foi mais equilibrado ainda, com Querrey vencendo 45 dos 85 pontos disputados. Mesmo assim, o jogo foi ao tiebreak, onde Tiafoe foi mais decisivo e fechou a partida em sets diretos.
O segundo confronto do dia foi disputado entre Tommy Paul (57º) e Tennys Sandgren (55º), que venceu a partida de virada, no match tiebreak, com parciais de 3-6, 6-3 e 12 a 10.
Os dois melhores tenistas dos Estados Unidos, John Isner (21º) e Taylor Fritz (24º) se enfrentaram na primeira rodada do torneio, com vitória em sets diretos para Isner, em 1h12 de jogo, com placar de 6-3 e 6-4.
Fechando o dia, Steve Johnson (63º) e Reilly Opelka (39º) disputaram uma partida equilibrada que foi decidida apenas no match tiebreak. Johnson começou melhor e obteve a vitória no primeiro set, mas Opelka elevou o nível na parcial seguinte, levando a partida para o desempate. Ao fazer quatro pontos consecutivos, Johnson abriu margem para a vitória conquistada com parciais de 6-4, 4-6 e 10 a 5.
Neste sábado (4), os tenistas retornam às quadras para o segundo dia do All-American Team Cup.
Foto: Reprodução/Twitter
0 Comentários