João Menezes e Rafael Matos conquistaram o importante título do Challenger de Iasi, na Romênia, na manhã deste sábado ao surpreenderem Treat Huey, das Filipinas, e Nathaniel Lammons, dos Estados Unidos, cabeças de chave número 3 da competição, por duplo 6-2, em 1h17 de confronto.
Com o título, Rafael Matos subirá 15 posições e alcançará o 130º lugar no ranking da ATP. João Menezes, que não joga tanto no circuito de duplas, saltou 192 posições e será o 309º do ranking. Os dois alcançam a melhor posição de suas carreiras no ranking de duplas.
Os parceiros brasileiros foram vice-campeões do US Open juvenil em 2014, mas seguem carreiras profissionais distintas. Enquanto Menezes, 23 anos, se dedica a simples, foi ouro no Pan de Lima 2019 e está classificado aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 - desde que se mantenha no top300 -, Matos, 24, se dedica às duplas e está próximo de alcançar o top100 da modalidade.
Menezes segue para a disputa do quali de Roland Garros, em Paris, enquanto Matos e junta a Orlando Luz no Challenger de Sibiu, também na Romênia. Felipe Meligeni Alves e Fernando Romboli também estão na chave.
O jogo
A final deste sábado começou com cinco manutenções confortáveis de serviço, até que a dupla brasileira quebrou de 15 e abriu 4 a 2. Depois de salvar dois break points em um sétimo game muito disputado, eles quebraram novamente para fechar em 6-2 o primeiro set em apenas 28 minutos.
O segundo set viu games definidos no detalhe e a dupla estrangeira chegou a ter 0-40 no terceiro game, salvos após cinco pontos seguidos por Menezes e Matos. A primeira quebra do jogo veio novamente no sexto game. O roteiro do primeiro set foi reescrito e os brasileiros salvaram um break point no sétimo game, abrindo 5-2.
Com um game point abaixo no oitavo game, eles fizeram três pontos seguidos para aproveitar o primeiro match point da partida e fechar com 6-2. Apesar do placar idêntico, o segundo set durou 48 minutos.
Foto: Concord Iasi Open
0 Comentários