Representando Burkina Faso, Hugues Fabrice Zango bateu um novo recorde mundial no salto triplo indoor neste sábado (16). Ele fez história ao tornar-se o primeiro atleta de seu país a estabelecer uma melhor marca mundial, ao pular 18,07 metros. Ele superou o antigo recorde, pertencente ao francês Teddy Tamgho - curiosamente seu atual treinador - por 15 centímetros, e torna-se o primeiro homem ao quebrar a barreira de 18 metros em competições indoors.
Zango foi medalhista de bronze no Mundial de Atletismo de 2019 em Doha, Catar, e campeão africano em 2018, chegando como um forte candidato a conquistar uma medalha em Tóquio. Burkina Faso nunca conquistou uma medalha olímpica em sua história.
O antigo recorde de Tamgho havia sido obtido em 2011 e Zango teve que esperar até sua última tentativa para quebrá-lo, durante uma prova que aconteceu em Aubière, na França. Veja o salto que lhe colocou no livro dos recordes da Federação Mundial de Atletismo:
Nouveau Record du Monde !
— Vincent Guyot (@Vinc_Guyot) January 16, 2021
Hugues Fabrice Zango - 18m07 !
Aubière - 16/01/2021
🎥 : Sébastien Homo pic.twitter.com/KWwPEArZcB
Assim, ele se torna o primeiro homem a pular além dos 18 metros indoor, e é o primeiro atleta de Burkina Faso a estabelecer um recorde mundial. Com o feito, ele também se torna o primeiro africano a chegar ao topo mundial em um evento de salto masculino. O recorde mundial ao ar livre é de 18,29 metros, estabelecido pelo britânico Jonathan Edwards, em 1995.
Foto: World Athletics / Divulgação
0 Comentários