As diretrizes estabelecem os princípios em relação à implementação de sanções impostas à Agência Antidopagem Russa (RUSADA) pela WADA, e parcialmente sustentadas pelo Tribunal de Arbitragem do Esporte (CAS) para a manipulação dos dados do Laboratório de Moscou.
Sob as sanções, apenas os atletas russos que atenderem a certos critérios poderão competir como neutros em eventos como Tóquio 2020 e Pequim 2022, enquanto a Rússia também não poderá hospedar, ou ter o direito de sediar, quaisquer grandes eventos durante os dois. período do ano em que as sanções se aplicam.
A WADA originalmente determinou que as sanções deveriam vigorar por quatro anos, mas isso foi reduzido à metade para dois após um apelo ao CAS, tendo o período de vigência valido de 17 de dezembro do ano passado até 16 de dezembro em 2022.
O hino nacional russo também não pode ser tocado oficialmente nos Jogos Olímpicos ou Paraolímpicos sob as sanções com as diretrizes determinando que o ROC deve enviar uma proposta de trilha musical para ser tocada em todas as cerimônias. A partitura musical enviada pelo ROC deve ser aprovada pelo Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI).
Surte +: Hino da Rússia será substituído por Tchaikovsky em Tóquio-2020
Já em relação a uniformes, roupas e equipamentos, todas as bandeiras russas devem ser substituídas pelo emblema ROC, enquanto qualquer uniforme que apresenta a expressão "Comitê Olímpico Russo" deve remover as palavras ou substituí-las pela sigla ROC. Se houver casos em que não seja possível remover a expressão "Comitê Olímpico Russo", a expressão "Atleta Neutro" deve ser incluída em igual destaque e/ou tamanho.
Em relação aos Campeonatos Mundiais realizados em 2021 e 2022, os atletas devem ser inscritos e representar sua Federação Nacional, o emblema da respectiva federação esportiva russa deve ser usado e a bandeira deve incluir o emblema da respectiva federação esportiva russa em um branco fundo.
Qualquer bandeira russa em uniformes, roupas e equipamentos deve ser substituída pelo emblema da Federação Esportiva Russa para Campeonatos Mundiais, enquanto o texto "Federação Desportiva Russa" deve ser removido dos uniformes com as palavras "Atleta Neutro" usadas em igual destaque e/ou tamanho se isso não for possível.
Em nota, o COI afirma que a decisão tomada pelo CAS em relação à RUSADA "precisa ser estrita e consistentemente implementada em todo o Movimento Olímpico", com a organização citando esse raciocínio por trás da criação das diretrizes de implementação, o que fez ao lado do IPC e Federações Internacionais.
Foto: Maxim Shemetov/Reuters
0 Comentários