Quase uma semana depois de ser barrada no aeroporto, a seleção brasileira de polo aquático masculino finalmente conseguiu a documentação necessária e foi liberada para viajar aos Países Baixos, onde disputará o Pré-Olímpico da modalidade no próximo dia 14. A equipe convocadoa pelo técnico André Avallone - veja lista dos 15 jogadores ao fim da matéria - partirá do Rio de Janeiro-RJ na próxima segunda-feira (08) e irá em busca de uma das três vagas a Tóquio 2020 disponíveis no torneio a ser disputado em Roterdã.
Todo o problema surgiu por conta das restrições de viagem originadas pela pandemia do coronavírus. Depois de semanas de preparação em território brasileiro, a seleção originalmente viajaria no último sábado (30) do Rio de Janeiro para a Alemanha, onde finalizaria o período de treinamentos para o Pré-Olímpico.
Comissão técnica e jogadores fariam conexão em Lisboa (POR), mas uma decisão do governo lusófono de barrar voos com destino ou origem ao Brasil, decretada na última quarta-feira (27), frustrou os planos da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a equipe foi barrada no Aeroporto do Galeão.
A entrada de brasileiros nos Países Baixos, país-sede do campeonato, está liberada. No entanto, a dificuldade maior era chegar até lá, já que não há voos comerciais diretos partindo do Brasil - todos possuem conexão - e outros países seguem com fronteiras fechadas para a entrada de brasileiros. A situação da equipe verde-amarela tornou-se, então, incerta.
Em entrevista ao Surto Olímpico, o técnico da equipe, André Avallone, chegou a afirmar que a possibilidade da equipe não disputar o Pré-Olímpico era muito alta. “É inevitável ficar apreensivo, estamos esperando saber o que vai acontecer. Até agora não sabemos absolutamente nada e estamos buscando alternativas”, disse ele, no meio da semana.
Após muito suspense e dias sem novidades, a CBDA e a COB agiram junto ao governo dos Países Baixos e conseguiram uma carta de entrada para a delegação. A equipe viaja na segunda-feira e fará conexão em Paris (FRA) antes de desembarcar em solo neerlandês. Lá, os brasileiros farão quatro amistosos com a seleção local em Zeist, antes de sua estreia no torneio que será disputado em Roterdã, no dia 14.
Surte +: Países Baixos e Hungria vencem Pré-Olímpico Feminino e garantem vaga em Tóquio 2020
0 Comentários