Foram definidos neste sábado (20) os representantes do Brasil no Pré-Olímpico Mundial de maratona aquática. Na seletiva nacional, disputada em Piraí, no Rio de Janeiro, Guilherme Costa e Allan do Carmo ficaram na primeiras colocações e ganharam a oportunidade de disputar uma vaga olímpica a Tóquio 2020, no Pré-Olímpico de Fukuoka, no Japão, a ser realizado em maio.
A prova de 10km foi disputada em um circuito de 4 voltas de 2,5km montado em uma lagoa, e teve um ritmo intenso por conta da das águas tranquilas e sem corrente, o que facilitou nadadores mais técnicos. Allan do Carmo liderou os cinco primeiros quilômetros, e foi ultrapassado por Diogo Vilarinho, que liderou até a última volta, quando Guilherme Costa acertou um sprint final duelando com Allan do Carmo pela vitória. No fim, Cachorrão abriu pequena vantagem e venceu o duelo, com o baiano em segundo e Villarinho em terceiro.
Ao fim da prova, foi apresentado um protesto pelo resultado, acusando Guilherme Costa de ter ficado em pé na hora de se hidratar e ter tomado impulso para voltar a nadar, o que não é permitido nas regras da maratona aquática. No entanto, o protesto foi indeferido e Guilherme e Allan estão garantidos no torneio pré-olímpico mundial, que dará nove vagas a Tóquio.
Guilherme Costa agora volta suas baterias para a seletiva da natação, que será em abril. Em entrevista ao Surto Olímpico em fevereiro, o nadador afirmou que quer estar no maior número possível de provas nos Jogos de Tóquio
Foto: CBDA/Divulgação
0 Comentários