Competindo pela primeira vez após mais de um ano de paralisação pela pandemia do coronavírus, a brasileira Nathalie Moellhausen ficou em nono lugar na Copa do Mundo de Espada, em Kazan (RUS), neste domingo (21). Ela venceu dois jogos e caiu nas oitavas diante da sul-coreana Sera Song. Com o desempenho, garantiu de forma oficial sua classificação aos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Atual campeã mundial, Nathalie ficou com a vaga destinada às Américas através do ranking olímpico. Ela era a 4ª colocada na classificação, e sua adversária mais próxima era a norte-americana Kelley Hurley, em 17º, mas Canadá e Estados Unidos devem garantir vagas por equipes, então resultados individuais são "descartados". A segunda na disputa seria a venezuelana Maria Martinez, em 39º.
A brasileira não tinha chances de ser ultrapassada, tanto que o Surto Olímpico já havia cravado sua classificação matemática a Tóquio 2020, ainda em março do ano passado. Para espantar qualquer dúvida, Moellhausen foi a melhor representante das Américas na competição e oficializou sua vaga olímpica.
OFICIALMENTE NO 🇯🇵!
— Time Brasil (@timebrasil) March 21, 2021
🤺Nathalie Moellhausen está nos @JogosOlimpicos @Tokyo2020!
🟢1ª competição pós-pandemia
🟡9ª na Copa do Mundo de Espada de Kazan🇷🇺
🟢Melhor das Américas
🟡2ª do Ranking Mundial
🟢Campeã Mundial
🟡E amanhã tem equipe: Nathalie, Amanda Simeão e Marcela Silva! pic.twitter.com/HoVaSRzBkt
Por ser segunda colocada do ranking mundial, Nathalie iniciou sua trajetória já na chave principal. Em sua estreia na competição, passou pela japonesa Honami Suzuki, por 10 a 9. Na sequência, bateu a norte-americana Margherita Guzzi, por 11 a 10. Nas oitavas, encarou a sul-coreana Sera Song, mas caiu por 12 a 11.
Além de Moellhausen, também participaram do torneio russo as brasileiras Marcela Silva e Amanda Netto Simeão. Enquanto Marcela perdeu todos os seus jogos nas poules, Amanda caiu na primeira rodada da fase preliminar (T128). Nesta segunda-feira, as três voltam à disputa para participar do torneio por equipes.
Com o acréscimo de Nathalie Moellhausen, a delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio chegou à marca de 197 atletas já garantidos. Além da ratificação da vaga da esgrimista, o domingo também foi dia de "surpresa" no tiro esportivo, com a classificação do medalhista olímpico Felipe Wu na pistola de ar 10m.
Surte +: Confira os 195 atletas brasileiros classificados a Tóquio 2020 antes deste domingo
Foto de capa: Augusto Bizzi/FIE
0 Comentários