A brasileira Valéria Kumizaki conseguiu um retorno triunfal aos torneios internacionais de caratê depois de um ano. Disputando a primeira competição da temporada, ela conquistou neste domingo (14) a medalha de ouro na Premier League de Istambul (TUR) ao derrotar a chilena Valentina Toro Meneses na decisão do kumitê até 55kg.
Em sua campanha, Valéria venceu quatro lutas preliminares até chegar na final. Ela passou pela suíça Melinda Michel, por 4 a 0, na estreia. Na sequência, bateu a cazaque Sabina Zakharova, por 1 a 0. Nas quartas, teve um confronto difícil contra a turca Tuba Yakan, oitava do ranking olímpico, mas saiu vitoriosa em 2 a 1. Na semi, ganhou da polonesa Dorota Banaszczyk, campeã mundial, por 2 a 0.
Na grande decisão, Valéria teve uma luta disputada. Ela conseguiu um yuko na metade do combate e conseguiu administrar bem o 1 a 0 aberto no placar. No entanto, a menos de dez segundos do final, a chilena devolveu o golpe e empatou o marcador. Com tudo igual, a brasileira foi a vencedora por ter pontuado primeiro, conquistando assim seu décimo título do circuito Premier League.
É OUROOOOO! 🥋🥇🇧🇷
— Time Brasil (@timebrasil) March 14, 2021
É o karatê brasileiro no alto do pódio!
Valéria Kumizaki (-55kg) é campeã da Premier League de Istambul 🇹🇷
Vitória na final sobre Valentina Toro 🇨🇱
Que fds fantástico para o Time Brasil! 😎 pic.twitter.com/GEhAz9tbZR
Número 6 em sua categoria olímpica (17ª no total), Kumizaki ainda luta para conseguir uma vaga olímpica via ranking, através do critério continental, por ter sido campeã pan-americana em Lima 2019 (são distribuídas apenas duas cotas gerais por categoria). O título em Istambul, porém, não contou pontos para a classificação olímpica.
Somente a Premier League de Lisboa (POR), a ser disputada no final de abril, servirá para o ranking. Outro brasileiro de olho nos Jogos Olímpicos de Tóquio é Vinicius Figueira, que hoje estaria dentro da classificação na categoria até 67kg. Ele também competiu na Turquia, mas acabou eliminado ainda na estreia pelo cazaque Assylbek Muratov.
Foto de capa: Gokhan Taner/WKF
0 Comentários