Mais três vagas olímpicas foram distribuídas na esgrima neste sábado (24), no primeiro dia de Pré-Olímpico Europeu, disputado em Madri. A ucraniana Olena Kryvytska venceu o torneio na espada feminina, o tcheco Alexander Choupenitch conquistou a vaga no florete masculino e o romeno Iulian Teodosiu superou seus rivais no sabre masculino. A República Tcheca se tornou o 35º país garantido nas disputas de esgrima em Tóquio 2020.
Surte+ Raio-X da Esgrima em Tóquio 2020: confira os 90 atletas de 32 países garantidos pelo ranking
A primeira prova a ser definida foi a da espada feminina e a única top10 mundial que ainda não estava garantida na prova levou sua vaga. Olena Kryvytska, medalhista de bronze nos mundiais de 2017 e 2019 (ao lado de Nathalie no pódio acima) estreou direto nas oitavas e não teve dificuldade de chegar até a final, quando venceu a alemã Alexandra Ndolo, com 15 a 12 para se garantir nos Jogos Olímpicos.
República Tcheca garante primeira vaga na esgrima para Tóquio 2020
A zebra rondou na prova de florete masculino, quando o cipriota Alex Tofalides, apenas 64º do ranking da FIE, superou o polonês Michal Siess (21º do mundo), principal favorito, nas quartas por 15 a 9. Após vencer o ucraniano Klod Yunes (47º), na semi ele enfrentou o tcheco Alexander Choupenitch (26º) em busca por uma vaga inesperada.
Esgrimista tcheco divide tempo nas pistas com carreira de sucesso no rap - Foto: Sportegy |
Cabeça 2, Choupenitch venceu todos os seus confrontos na fase de grupo com facilidade, derrotou o austríaco Johannes Poscharnig pela segunda vez no dia nas oitavas (15/12), despachou o turco Martino Minuto, por rápidos 15/4, o sérvio Veljko Cuk (15/9) na semi e não deu margem para surpresa na final, ao derrotar Tofalides por 15 a 6 e carimbar sua vaga.
No sabre masculino, o islandês Andri Nikolaysson Mateev (170º) e o espanhol Inaki Bravo (133º), em casa, quase furaram o G4, mas os quatro cabeças de chave se garantiram nas semifinais. O romeno Iulian Teodosiu (41º) triturou o turco Enver Yildirim (67º) por 15 a 3, e o ucraniano Andriy Yagodka (62º) venceu o britânico William Deary (54º) por 15 a 9.
Na grande final, melhor para a Romênia que conquistou sua primeira vaga na esgrima masculina. Teodosiu, principal favorito da competição, venceu Yagodka por 15 a 11 fará companha a Ana Maria Popescu, número 1 da espada feminina e uma das rivais de Nathalie Moelhausen pelo ouro olímpico.
No domingo (25), serão disputas as provas de sabre e florete feminino, além de espada masculina. Ainda neste domingo, acontece o pré-olímpico asiático, em Tashkent,Uzbequistão. As últimas vagas da esgrima - salvo convite por tripartite - serão decididas no pré-olímpico americano em São José, capital da Costa Rica. Os esgrimistas Athos Schwantes, Bia Bulcão, Bruno Pekelman e Karina Trois buscarão vagas em Tóquio 2020 no dia primeiro de maio.
Surte+ Gosta de nosso trabalho? Colabore com nosso crowdfunding e Ajude o Surto Olímpico a fazer uma cobertura olímpica direto de Tóquio!
Foto de topo: Peter Kohalmi / AFP (Mundial de 2019)
0 Comentários