O brasileiro Henrique Avancini, número um do mundo no ciclismo mountain bike, ficou na décima colocação no cross-country olímpico na primeira etapa da Copa do Mundo da temporada, disputada neste domingo (09), em Albstadt, na Alemanha. Ele terminou o percurso de seis voltas com 1h22m28s, 2 minutos atrás do francês Victor Koretzky, que foi o vencedor.
Largando na primeira fila por ter sido quarto colocado do short circuit na última sexta, Avancini assumiu a liderança logo na largada. Ao lado do neerlandês Mathieu Van der Poel, ele ficou a frente durante toda a primeira volta, chegando a ter oito segundos de vantagem sobre o pelotão. No entanto, os dois ciclistas foram ultrapassados na volta seguinte e passaram a fazer parte do grupo dianteiro.
O brasileiro ainda se manteve no pelotão por um bom tempo, mas diminuiu o ritmo na terceira volta e caiu para a nona colocação, não conseguindo recuperar contato. A partir de então, oscilou entre o oitavo e o 11º lugar e até ameaçou uma perseguição em alguns momentos, mas sem sucesso. Ele finalizou na décima colocação, superando o atual campeão mundial Jordan Sarrou no sprint final.
A liderança foi de Victor Koretzky, da França, que venceu uma disputa emocionante com o multicampeão Nino Schurter, da Suíça. O francês terminou a prova com 1h20m23s, dois segundos a frente do suíço. A terceira colocação ficou com Matthias Flueckiger, compatriota de Nino. O tcheco Ondrej Cink e o britânico Tom Pidcock ficaram em quarto e quinto lugar, respectivamente.
Outros três brasileiros competiram na elite masculina. Luiz Henrique Cocuzzi foi o 36º e Ulan Galisnki foi o 71º, enquanto Guilherme Muller precisou abandonar ainda no início após um acidente. Entre as mulheres, Raiza Goulão foi 74ª e Jaqueline Mourão foi a 93ª. Na disputa júnior, realizada um dia antes, Giuliana Morgen foi a 21ª colocada.
Foto de capa: Michele Mondini/MTB
0 Comentários