O Brasil segue sem medalhas após o quinto dia de competições no Campeonato Mundial de Judô, que está sendo realizado em Budapeste, Hungria. Depois de Ketleyn Quadros perder na disputa do bronze na quarta-feira, Maria Portela caiu na repescagem da categoria até -70kg nesta quinta (10).
Nona colocada do ranking mundial, Portela entrou na competição como cabeça de chave número 6 do peso médio feminino. Estreando na segunda rodada, ela teve muita dificiuldade para bater a italiana Alice Bellandi, mas conseguiu um waza-ari no golden score. Em seguidaa, passou pela tunisiana Nihei Landolsi, agora com mais tranquilidade, com dois rápidos waza-aris.
Já nas quartas de final, a brasileira acabou derrotada pela japonesa Ono Yoko por estrangulamento. Portela fazia uma boa luta e chegou a forçar uma punição à adversária, mas deu espaço para a asiática, que conseguiu a entrada e acabou por tirá-la do caminho do ouro. Encaminhada à repescagem, Maria foi derrotada pela irlandesa Megan Fletcher por ippon e ficou fora da disputa pelo bronze.
Outro brasileiro a lutar no dia, Rafael Macedo fez uma boa campanha e parou nas oitavas de final da categoria até 90kg. Ele venceu o sul-coreano Mun Kyujoon, por waza-ari, e o alemão Eduard Trippel, que foi desclassificado após uma entrada perigosa. Na sequência, Macedo caiu diante do mongol Altanbagana Gantulga depois de receber três punições. A campanha foi suficiente para que ele garantisse seu lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
O judô brasileiro volta ao tatame na sexta-feira (11), com a disputa nas categorias meio-pesadas. O país será representado por Mayra Aguiar na categoria até 78kg feminina, e por Rafael Buzacarani e Leonardo Gonçalves na categoria até 100kg masculina. As lutas preliminares acontecem a partir das 05h (horário de Brasília), enquanto as finais serão realizadas a partir das 12h. Todos os combates são transmitidos no Canal Olímpico do Brasil. O Mundial segue até o próximo domingo (13), sendo a última competição válida para a corrida olímpica do judô.
Foto: Reprodução/FIVB
Foto: Reprodução/FIVB
0 Comentários