Últimas Notícias

Ane Marcelle fica em 33º lugar em noite de quebra de recorde olímpico no tiro com arco

Ane Marcelle dos Santos em competição olímpica individual

A arqueira Ane Marcelle dos Santos, de 27 anos, terminou com a 33ª posição no ranking round, a rodada de classificação do tiro com arco nos Jogos Olímpicos de Tóquio, disputada na noite desta quinta-feira (22) no Parque Yumenoshita, leste da capital japonesa. O evento foi marcado pela quebra do recorde olímpico após 25 anos.


Ane marcou 636 pontos na rodada inicial, que serve para definir os cruzamentos da competição. A boa pontuação lhe rendeu uma boa posição no ranking de início. A marca é um ponto a menos que os 637 marcados por ela nesta fase da Rio-2016 - quando teve o melhor resultado de uma brasileira no tiro com arco com a 9ª posição - e também abaixo dos 641 feitos no Mundial de 2019. 


Na próxima fase, já de caráter eliminatório, Ane duelará contra a já conhecida Ana Vazquez, do México, que terminou em 32º. A disputa acontecerá na noite brasileira de 26 de julho.  Se passar, deverá encarar a sul-coreana San An, que terminou a classificação na primeira colocação, com direito a quebra de recorde olímpico, com 680 pontos.


Surte + Lucas Verthein chega em 3º e avança para a próxima fase no remo


O ranking round é formado por 12 rodadas de seis disparos (após a sexta rodada há um descanso - uma espécie de intervalo entre primeiro e segundo tempo). Ou seja, as 64 atletas têm 72 flechas para fazer o maior número de pontos possíveis. 


Durante a prova, a brasileira iniciou se mantendo na segunda metade de competidores, com algumas flechas na casa do 10, mas alguns deslizes que a manteve na 37ª posição durante as primeiras rodadas. Ane cresceu na sexta rodada, quando ela teve dois 10 e quatro 9 e subiu para a 27ª posição.


No entanto, na sétima rodada - após o intervalo - a brasileira teve um flecha no 1, que desestabilizou seus próximos tiros e a fez cair para 54ª colocação. A sexta rodada foi apenas de 45 pontos, enquanto na sétima, ela marcou 50, bem abaixo da média de 54 pontos que vinha mantendo. A brasileira então se redimiu e voltar a pontuar na casa dos 54 para fechar com três flechas no alvo 10, terminando com a 33ª posição.


Recorde olímpico é quebrado após 25 anos

O ranking round teve altíssimo nível, com quatro atiradoras marcando pontuação melhor que o antigo recorde olímpico. A ucraniana Lina Herasymenko havia feito 673 pontos em Atlanta-1996, mas viu sua marca ser pulverizada nesta noite. 

San An atirando durante a Olimpíada
San An em treino na Olimpíada - Foto: Divulgação/World Archery

Três sul-coreanas lideraram, com a medalhista de prata na Rio-2016 e nova recordista olímpica, San An, na frente com 680 pontos. Jang Minhee teve 677 pontos, enquanto Kang Chae-young marcou 675. A quarta colocação ficou com a mexicana Alejandra Valencia, que marcou 674 pontos.


Na próxima fase, já de caráter eliminatório, Ane duela contra a já conhecida Ana Vazquez, do México, que terminou em 32º. O torneio eliminatório do tiro com arco acontece a partir do dia 27 de julho. Ane Marcelle aguarda o ranking round masculino, que acontecerá ainda na madrugada desta sexta, às 01h, para saber se poderá disputar o torneio de equipes mistas ao lado de Marcus D'Almeida.


Foto em destaque: Divulgação/World Archery

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar