Uma bandeira da Coreia do Sul teve que ser retirada da Vila dos Atletas, após gerar uma saia justa entre coreanos e japoneses. A retirada foi feita após um pedido do COI (Comitê Olímpico Internacional) feito nesta sábado (17). Na flâmula, havia a frase " Eu ainda tenho o apoio de 50 milhões de sul-coreanos", que remonta aos tempos de guerra entre Japão e Coreia do Sul.
A Coreia condicionou a retirada a uma proibição da antiga bandeira japonesa, dos tempos do Império Japonês. A bandeira tem o círculo vermelho com 16 linhas saindo dele, representando os raios de luz. Os dois países vem tendo algumas discussões diplomáticas recentemente. Em 2018, a decisão da Corte de Seul obrigando a indenizar as famílias e as "mulheres de conforto" que sofreram com a ocupação japonesa na península coreana, estremeceu a relação.
Além disso, a representação da ilha de Takeshima no mapa da tocha, enfureceu os coreanos, que disputam a posse da ilha com os nipônicos. Apesar dos recentes embates, o presidente da Coreia, Moon Jae-In deve aparecer na Cerimônia de Abertura.
O COI se utilizou da regra 50 da Carta Olímpica, que, já flexibilzada, proíbe manifestações políticas durante as competições, a cerimônia do pódio e na Vila Olímpica. Está permitida a manifestação em entrevistas e redes sociais.
Foto em destaque: Kim Kuyng Hoon/ Reuters
0 Comentários