Ainda que a cerimônia de abertura não tenha decretado seu início oficial, os Jogos Olímpicos de Tóquio já começaram. E já temos até os primeiros finalistas olímpicos! As primeiras baterias preliminares do remo foram disputadas na noite brasileira desta quinta-feira (22), no Sea Forest Waterway, e definiram oito barcos finalistas, no skiff quádruplo masculino e feminino.
Contando com apenas dez embarcações inscritas, cada naipe do skiff quádruplo foi dividido em duas séries de cinco, em que os dois primeiros avançaram à Final A. No masculino, Países Baixos, Austrália, Polônia e Itália se garantiram. No feminino, avançaram Alemanha, Países Baixos, China e Polônia. Ainda haverá uma repescagem, em que os dois primeiros de cada naipe vão à final, que acontecerá na segunda (26).
Outras quatro provas foram disputadas no dia. O brasileiro Lucas Verthein esteve presente na primeira bateria do skiff simples e fez bonito, ficando em terceiro lugar e avançando de forma direta às quartas de final. Sua prova foi vencida pelo norueguês Kjetil Borch. Stefanos Ntouskos (GRE), Sverri Nielsen (DEN), Trevor Jones (CAN), Damir Martin (CRO) e Oliver Zeidler (GER) ganharam as séries seguintes, todos com tempos inferiores aos da primeira.
![]() |
Olivier Zeidler é o atual campeão mundial no single skiff e é um dos favoritos ao ouro em Tóquio (Foto: World Rowing) |
Além de Lucas, outro latino-americano se garantiu nas quartas do skiff simples: o peruano Alvaro Torres Masias, que ficou em terceiro lugar na segunda série. Entre as seis baterias, a mais disputada foi a última, que contou com o atual campeão mundial, Zeidler. Ele venceu com 7m00s40, apenas dois segundos a frente do japonês Arakawa Ryuta. O egípcio Abdelkhalek Elbana foi o terceiro, com 7m03s44, e o neerlandês Finn Florijn foi o quarto, com 7m04s56, indo para a repescagem.
Já no skiff simples feminino, que também foi disputado em seis baterias, as vitórias foram, em ordem, para: Kara Kohler (USA), Sanita Puspure (IRL), Hanna Prakatsen (ROC), Victoria Thornley (GBR), Magdalena Lobnig (AUT) e Emma Twigg (NZL). Entre tantas atletas, destaque para a mexicana Kenia Lechuga e a porto-riquenha Veronica Toro Arana, que se classificaram para as quartas, assim como Maike Diekmann, da Namíbia.
![]() |
Maike Diekmann é a primeira atleta da Namíbia a disputar os Jogos Olímpicos no remo (Foto: World Rowing) |
Essas provas foram marcadas por condições favoráveis de vento e da água. Os franceses estabeleceram o melhor tempo olímpico na primeira bateria, com 06m10s45, mas os neerlandeses bateram a marca logo em seguida, com 06m08s38. Este tempo, que tem a sigla de "OB", existe nas provas aquáticas abertas, como maratonas aquáticas, canoagem e remo, e não pode ser considerado um recorde, já que as provas acontecem sob diferentes condições.
![]() |
Os neerlandeses Melvin Twelaar e Stef Broenink estabeleceram o melhor tempo da história olímpica no skiff duplo masculino (Foto: World Rowing) |
Entre as mulheres, no skiff duplo feminino, Brooke Donoghue/Hannah Osborne (NZL), Ancuta Bodnar/Simona Radis (ROU) e Lisa Scheenaard/Roos de Jong (NED), as três duplas favoritas ao ouro, venceram suas baterias, ainda que de forma apertada. Assim como no masculino, apenas quatro barcos participarão da repescagem: República Tcheca, Comitê Olímpico Russo, Alemanha e China.
Vale destacar que nenhum atleta foi eliminado ainda. Todos aqueles que não se garantiram nas quartas, semis ou até na final disputarão a repescagem de suas respectivas provas. O remo segue com suas disputas nesta sexta-feira (23), a partir das 20h30, no horário de Brasília. Lucas Verthein retornará às águas no domingo (25). Já as finais do skiff quádruplo só serão disputadas na noite de segunda (26).
Vale destacar que nenhum atleta foi eliminado ainda. Todos aqueles que não se garantiram nas quartas, semis ou até na final disputarão a repescagem de suas respectivas provas. O remo segue com suas disputas nesta sexta-feira (23), a partir das 20h30, no horário de Brasília. Lucas Verthein retornará às águas no domingo (25). Já as finais do skiff quádruplo só serão disputadas na noite de segunda (26).
Fotos: Divulgação/World Rowing
0 Comentários